No meu consultório recebo pais com a queixa de que seus filhos não os obedecem, não os respeitam. Por que será que isto ocorre? Claro: cada caso precisa ser analisado para compreendermos melhor a situação. Mas há alguns fatores que precisam ser considerados.
Primeiramente, se o outro não te respeita, dificilmente você respeitará o outro. Seu filhos é como uma esponja, pois ela absorve facilmente as informações que estão ao seu redor. Portanto, é grande a probabilidade dela repetir os comportamentos que são observados.
Com isso, podemos dizer que o respeito precisa ser ensinado a elas. Alguns pais comentam que nunca desrespeitaram seus filhos, nunca bateram ou gritaram com eles. Entretanto, já brigaram, trataram mal alguém ou discutiram no trânsito na frente deles, entre outros. Estes são alguns exemplos de desrespeito ao próximo – e a criança sabe e repete.
Minha sugestão é: se você ouvir a criança xingando ou tratando mal alguém, é importante que você sinalize a ela que você não gostou de seu comportamento. Peça para que seu filho refaça aquela cena. Caso ela não te obedeça, você pode explicar que você só vai conversar com ela, quando ela agir de outra forma. É importante que ela entenda que há uma consequência para aquela ação, afinal ela não está agradando.
Você também pode gostar
E pais: fiquem atentos! Será que em algum momento vocês podem estar o desrespeitando também? Pensem e reavaliem. Os seus gestos podem influenciar nas atitudes de seus filhos.