No final de setembro deste ano, participei do Congresso Anual de Personal Organizers e tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Joshua Becker* sobre minimalismo.
Percebi que o minimalismo não é apenas um estilo de decoração, mas também uma filosofia de vida. E que, de certa forma, vai muito em linha com os princípios da organização.
No processo de organização, uma das etapas mais importantes é a do descarte, momento em que fazemos uma reflexão sobre o destino dos nossos pertences.
Na filosofia de vida minimalista, a proposta é manter apenas aquilo que é essencial para as nossas vidas e se desfazer de tudo o que não nos serve. Assim, tornamos a nossa casa um local mais agradável de se viver.
Segundo Joshua, o primeiro passo para nos tornarmos minimalistas é o nosso processo de convencer a nós mesmos de que queremos uma vida simples.
Essa filosofia de vida traz alguns benefícios interessantes que compartilho com você:
1 – Gastamos menos
Conforme vivemos uma vida mais simples, gastamos menos: menos tempo, menos energia, menos dinheiro…
2 – Liberdade financeira
Quando se vive de forma minimalista, adquirimos liberdade financeira, justamente porque gastamos menos…
Confesso que, para mim, esse benefício foi uma quebra de paradigma, porque na minha cabeça era justamente ao contrário: quanto mais ganho financeiro eu possuo, mais liberdade adquiro. Entretanto quanto mais eu tenho, mais eu consumo e mais eu preciso. Dessa maneira, mantém-se o ciclo, ou seja, nunca fico satisfeita com o que ganho.
3 – Menos estresse
Quanto menos se tem, menos poluição visual ou caos há em nossa casa e, consequentemente, ficamos menos estressados.
Além disso, fica mais fácil limpar e cuidar da casa.
Você também pode gostar:
- Aprenda a ser grato pelas coisas simples da vida
- Cinco hábitos que podem mudar sua vida para sempre!
- Será que os livros influenciam sua vida? Saiba mais
4 – Liberdade
Conseguimos ter mais liberdade porque, em vez de perder tempo cuidando dos nossos pertences, temos mais tempo livre para fazer as coisas que realmente gostamos ou conseguimos ficar mais tempo com quem amamos.
Tem até uma frase interessante: “The more stuff you own, the more your stuff owns you” (“Quanto mais coisas você possui, mais as suas coisas te consomem”), ótimo ponto de alerta!
5 – Bom para o meio ambiente
Com o estilo de vida minimalista, consumimos menos, o que acaba sendo bom para o meio ambiente, pois geramos menos poluição ou incentivamos menos “destruição”.
6 – Ser mais produtivo
Nos tornamos mais produtivos, pois precisamos de menos tempo para cuidar dos nossos pertences. Dessa forma, administramos melhor o tempo para realizar aquilo que realmente nos importa nessa vida, a exemplo de passar mais tempo com os nossos filhos.
7 – Tornar-se exemplo para os filhos
Com essa filosofia, ensinamos na prática aos nossos filhos que o maior valor está em ser, não em ter.
8 – Adquirir itens com melhor qualidade
Consumindo menos, podemos escolher melhor o que comprar e temos a oportunidade de adquirir itens de melhor qualidade. Afinal, não precisamos ter cinco relógios, basta um, não é mesmo?
9 – Poder financiar outras causas
Temos a oportunidade de investir o nosso dinheiro em outras causas e ajudar pessoas com menos recursos do que nós.
10 – Menos trabalho para alguém
Quando desencarnarmos, certamente daremos menos trabalho para quem ficar, pois não será preciso perder tanto tempo cuidando dos pertences que deixamos para trás.
Independentemente de qualquer filosofia, a minha intenção com este texto foi mostrar que é possível mudar hábitos bem arraigados, assim como refletir sobre as nossas vidas e o caminho que queremos trilhar.
*Criador do blog https://www.becomingminimalist.com, é autor de diversos livros sobre o tema.