Quem nunca teve o sonho de conhecer o místico Egito? Esse país é um dos mais conhecidos e falados do mundo. Inclusive é lá que está grande parte da história dos deuses vivos, os faraós. A história do Egito é imensamente intrigante e até hoje muita coisa ainda não foi descoberta.
O Egito de hoje é muito diferente daquele que estamos acostumados a ver nos livros de história. Porém, grande parte do que estudamos na escola ainda permanece lá, principalmente o grandioso rio Nilo. O místico Egito antigo teve milênios de duração e até hoje é um dos lugares do mundo que mais encantam.
Tabela de conteúdos
A história do Egito
O Egito se desenvolveu no nordeste da África, uma área completamente desértica com quase nenhuma vegetação. Mas o que o alimentou por tanto tempo e ainda o alimenta é o grande rio Nilo, o maior rio do mundo e também o mais conhecido.
A população do Egito existe há centenas de milhares de anos, tudo isso graças a esse grandioso rio. Nos arredores do Nilo, diversos nomos (povoados) conseguiram se instalar e promover uma vida por meio da agricultura e do pastoreio. E por mais que cada nomo fosse organizado por um monarca diferente, todos os povos cultuavam a mesma cultura.
O período faraônico teve início em meados de 3200 a.C., sob a figura de Menés, um líder político que conseguiu unificar os povoados em uma única nação. Portanto, Menés foi o primeiro faraó da história do místico Egito. A partir daí, foram cerca de 404 faraós que trabalharam governando o Egito, e a última deles foi a incrível e inesquecível Cleópatra.
Curiosidades que envolvem o místico Egito
Existem algumas curiosidades interessantes sobre o místico Egito e sua história. A primeira delas é o fato de que o Sudão possui mais pirâmides do que o próprio Egito. Neste país, as três pirâmides mais conhecidas estão localizadas na cidade do Cairo.
Ainda que incomum em diversos países do mundo, no Egito também é bastante comum que os homens se cumprimentem com três beijos no rosto e andem de mãos dadas. Por outro lado, as mulheres não podem andar pelas ruas desacompanhadas. Todas essas atitudes fazem parte da cultura do país!
E se você achava que o Egito só possuía pirâmides e múmias de faraós, saiba que não é bem assim. Nos dias atuais, o país possui cerca de 98 milhões de habitantes e a população continua em volta do grandioso rio Nilo.
Essas são apenas algumas das curiosidades desse país. Se você deseja conhecer ainda mais, uma viagem seria muito interessante, não?
Lugares para conhecer no Egito
Com um passaporte atualizado e as malas prontas, você pode se surpreender muito com alguns lugares do Egito. Acredite, uma viagem para esse país é a melhor forma de conhecê-lo de verdade. Veja o que você deve procurar ao chegar lá!
Para quem gosta de Deuses do Egito
Quem gosta de Mitologia Egípcia precisa conhecer alguns dos templos dedicados aos deuses que eram cultuados no Egito Antigo. O Templo Mortuário de Hatshepsut e o Templo de Karnak, por exemplo, são dedicados a Amon-Rá, o deus do Sol.
Já o Templo de Philae e o Templo Ptolomaico de Ísis são dedicados à deusa Ísis, que representava a maternidade, a pureza, a fertilidade e a sexualidade. Por fim, o Templo de Edfu é dedicado ao deus Hórus, que simbolizava o reino dos céus e os vivos.
Pirâmides do Egito
Outro ponto turístico imperdível no Egito são as Pirâmides de Gizé, que integram as Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Embora elas não sejam as únicas pirâmides do país, Quéops, Quéfren e Miquerinos são as principais pirâmides do Egito. Antigamente, elas funcionavam como túmulos luxuosos para os faraós.
Para saber mais sobre as histórias destes incríveis monumentos históricos, é interessante que você faça uma visita guiada com um guia local. Inclusive, dizem que o tempo passa bem rápido durante o passeio. Por isso, certifique-se de manter as suas energias elevadas durante todo o dia.
Cairo
É em Cairo, capital do Egito, que estão os principais pontos turísticos do país. Em alguns dias passeando pela região, você vai conhecer as Pirâmides, a Esfinge e o Museu do Cairo, que é um dos mais respeitados do mundo.
Então, conhecer a capital do Egito é um passeio muito indicado para quem se interessa por história. Mas tenha em mente que o local é bem movimentado e que o trânsito na região é bem caótico. Se você tem uma tendência a se estressar com isso, já comece a preparar a sua mente.
Esfinge
“Decifra-me ou te devoro” é a famosa frase que a Esfinge dizia a quem queria ultrapassá-la, logo antes de contar uma charada para o visitante. Com uma história dessa, como não se interessar por esse monumento egípcio?
Quando você visitar as Pirâmides de Gizé, dê uma passada na Esfinge de Gizé, que é igualmente surpreendente e está localizada bem perto delas. Ainda que a Esfinge tenha se deteriorado ao longo do tempo, ainda é possível se encantar com essa construção cheia de história.
Faraós do Egito
As múmias do Egito são um dos principais símbolos dessa civilização antiga. Então, é claro que você precisa conhecer alguns dos locais dedicados aos faraós do Egito, que passaram pelo processo de mumificação ao morrer, como era feito na época.
Os melhores locais para entrar em contato com esse aspecto do Egito Antigo são o Vale dos Reis, o Vale das Rainhas e Luxor. Neste último local, você vai encontrar as tumbas de faraós super importantes, como Ramsés II e Tutancâmon.
Alexandria
Alexandria é a cidade fundada por Alexandre, o Grande, e é como uma porta de entrada para o Cairo. Além de ser um centro histórico, onde esteve localizada a maior biblioteca da Antiguidade, é um local que se desenvolveu com muita modernidade.
Nesta região, os melhores lugares para conhecer são o Farol de Alexandria (uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo), as catacumbas de Khom el Shoqafa, a cidadela de Qaitbay e o Pilar de Pompey.
Hurghada
Um destino bem inusitado no Egito é Hurghada. Esse local não é tão histórico quanto os outros, mas também pode trazer uma experiência inesquecível. Se você já tem experiência em mergulho, Hurghada é o lugar certo para você.
Isso porque a região é banhada pelo Mar Vermelho, e é conhecida como um dos principais centros de mergulho do Egito. Logo, para conhecer o Egito até por baixo da água, este local precisa estar no seu itinerário.
Rio Nilo
Mantendo os passeios aquáticos, um cruzeiro pelo Rio Nilo é uma experiência de tirar o fôlego de qualquer um. As águas são cercadas por dunas e monumentos importantes, que podem ser apreciados com muita tranquilidade.
Além disso, é possível chegar até Luxor e Aswan por meio desse passeio. Os dois pontos turísticos são fundamentais para a sua visita no Egito ser completa, e nada mais prazeroso do que acessá-los a partir do frescor de um dos rios mais importantes da Antiguidade
Você também pode gostar:
- Confira cada detalhe sobre a Mitologia Egípcia
- Faça uma viagem tranquila usando florais
- Siga 7 passos financeiros para fazer a viagem da sua vida
Unindo história e lazer, uma visita ao Egito pode ampliar os seus conhecimentos sobre a Antiguidade, oferecer ótimas fotos para compartilhar com outras pessoas e uma nova perspectiva sobre as suas crenças. Aproveite o passeio para se conectar com uma parte fundamental da ancestralidade humana!