Convivendo

O poder da Palavra Gratidão

Silhueta de uma mulher com as mãos em pose de oração.
inesbazdar / 123RF
Escrito por Caroline Fonda

Gratidão: palavra derivada do latim, origem “Gratia” que significa agradecimento, ter gratidão é o mesmo que ser grato, ser agradecido.

Existem estudos que comprovam que a vibração dessa palavra é mais elevada do que as de outras palavras.

Uma palavra simples e com um significado tão belo, ao meu ponto de vista pode ser considerada como um estilo de vida, o estilo de vida de ser grato, de agradecer tudo o que acontece e tudo o que não acontece na vida, pois pensando de forma sistêmica, está tudo certo, tudo tem uma razão de ser e sempre acontece o melhor que poderia ter acontecido, agradecer pelos eventos em nossas vidas é agradecer ao universo, pois ele está fazendo um bom trabalho e essa confiança gera autoestima.

Quem é grato está completamente preenchido com bons pensamentos e em um lugar cheio de coisas boas, pois não tem espaço para o que não é bom.

O sentimento de gratidão vem em união com alegria, amor, compaixão e entusiasmo, é um sentimento de felicidade. Se estamos no trânsito, ao invés de reclamar, agradecemos pelo carro que andamos e cantamos celebrando a gratidão do momento. Se estamos na condução cheia, agradecemos que temos para onde ir, agradecemos pelo alimento no prato, pela água que percorre o nosso corpo e nos dá vitalidade para seguir em frente, agradecemos pelo sorriso de uma criança recheado de pureza, pela família que temos e, mesmo com todos os seus entraves, nos ampara em todos os momentos.

Agradecer em todos os dias por acordar, abrir os olhos, poder sentir a brisa no rosto e os raios solares penetrando o corpo, sempre trazendo o entusiasmo de um novo dia onde tudo pode acontecer, onde tudo é possível, pois somos seres ilimitados, cheios de energia, inteligência, força para fazer acontecer e para alcançar os nossos maiores sonhos e propósitos.

Homem de braços abertos em frente ao mar durante um por do sol.
Marcos Paulo Prado / Unsplash

A gratidão é uma palavra que pode ser usada para tudo, eu sou grata pela vida, eu sou grata pela oportunidade de escrever este texto, eu sou grata pela oportunidade de ler este texto, pois tudo na vida, absolutamente tudo, é motivo para ter sentimento de gratidão, esse sentimento que aos poucos vai se transformando em um sentimento de felicidade infinita, que começa a tomar conta da mente, do corpo, das nossas emoções e a cada dia vamos nos sentindo mais completos, mais conectados com os nossos propósitos e as coisas vão acontecendo, simplesmente vão acontecendo, sem esforço, mas como um rio que sabe o caminho que precisa ser percorrido.

Um exercício simples que recomendo é o hábito de anotar em todos os dias ao menos uma razão para ser grato, pegue um recipiente transparente e coloque em um lugar onde você passa em todos os dias e vá depositando ali pequenos papéis escritos com as razões para ser grato, à medida que os dias vão passando os papéis vão preenchendo o recipiente e todas as vezes que passar pelo pote e ver que a cada dia está mais cheio, olhe, mas olhe com o coração, com aquele sentimento de “Uau! Como eu tenho razões na minha vida para ser grato”. 

Você também pode gostar:

A vida é uma dádiva, a vida é uma gratidão, estar vivo já é razão de sobra para sorrir, ser feliz e se sentir preenchido de gratidão.

Adote esse hábito e conte para a gente toda a sua experiência. Nos envie fotos dos seus Potes de Gratidão, nós vamos adorar receber!

E por hoje é isso, galerinha… Gratidão e uma ótima semana! 

Abraços, 

Carol Fonda. 

Sobre o autor

Caroline Fonda

Carol é uma mulher em constante transformação, conectada com seu propósito espiritual e profundamente inspirada por sua jornada de fé. Depois de alcançar grandes conquistas como empreendedora e viver experiências em diferentes partes do mundo, ela se deparou com um vazio interno que nenhuma realização externa conseguia preencher. Em um encontro inesperado com Jesus, encontrou a cura, o amor e o direcionamento que procurava, redefinindo seu caminho e suas escolhas. Hoje, compartilha sua jornada de autoconhecimento, fé e cura emocional.