O início da primavera é marcado por dias mais quentes, pelo desabrochar de flores coloridas e por uma vibração muito positiva. É quando podemos aproveitar o Sol sem passar tanto calor, e quando as fotos ao ar livre adquirem um certo frescor.
Porém o começo dessa estação florida também é marcado pelo equinócio de primavera. O equinócio é um fenômeno astronômico que define o momento em que o Sol ilumina os Hemisférios Norte e Sul com a mesma intensidade. Assim, o dia e a noite têm a mesma duração.
De acordo com a inclinação da Terra, entretanto, cada um dos hemisférios do planeta passa pelo equinócio de primavera em momentos diferentes do ano. Em 2021, por exemplo, o fenômeno ocorreu no dia 20 de março no Hemisfério Norte.
Já no Hemisfério Sul, onde o Brasil está localizado, o equinócio de primavera vai acontecer em 22 de setembro de 2021. A seguir, aprenda mais sobre esse fenômeno que estimula energias transformadoras para todos nós, além de nos proporcionar novos ares por onde passamos.
O que é o equinócio de primavera?
A palavra “equinócio” tem origem no latim e significa “noite igual”. Isso porque a noite se torna igual ao dia, quando o fenômeno ocorre, visto que eles duram a mesma quantidade de horas. Mas essa não é a única explicação para esse evento astronômico.
Além do sentido científico do equinócio de primavera, podemos analisar o fenômeno com base na espiritualidade e nas energias que ele nos proporciona. Inclusive povos antigos realizavam celebrações para aproveitar essas vibrações.
1) Significado espiritual do equinócio de primavera
O equinócio de primavera simboliza o equilíbrio e a unicidade. É quando temos a oportunidade de reconhecer a importância da luz e das sombras para as nossas vidas. Ao mesmo tempo em que podemos expandir nossas consciências e buscar novos horizontes, devemos olhar para tudo aquilo que já alcançamos, e também o que ainda precisamos melhorar.
2) Significado energético do equinócio de primavera
As energias trazidas pela primavera são de renovação. Ou seja, se durante o inverno prevalecia o recolhimento e a infertilidade, na primavera é o exato oposto disso. É como o início de um novo ciclo, com o renascimento da vida. Então é o momento ideal para fazer mudanças na sua vida, iniciar projetos e se expressar.
3) Significado do equinócio de primavera para povos antigos
Talvez você não acredite, mas a celebração do equinócio de primavera de povos antigos já faz parte da sua vida. Isso porque a Páscoa é uma ressignificação que o cristianismo fez dessa data, no Hemisfério Norte. Antes disso, os povos europeus aproveitavam essa ocasião para celebrar a deusa Ostara e a fertilidade das terras, com rituais específicos.
Símbolos de Ostara, a deusa da primavera
Partindo do que foi dito anteriormente, você deve estar se perguntando quem é a deusa Ostara e por que ela era homenageada no equinócio de primavera. Essa figura foi incorporada pelo cristianismo como deusa da Páscoa, mas ela é, na verdade, a deusa da estação mais florida do ano, na mitologia nórdica.
Assim, as histórias sobre Ostara, que iniciaram na Alemanha, diziam que ela foi a divindade responsável por proporcionar a fertilidade das terras, desenvolver a criatividade das pessoas e estimular a busca por renovação na vida de cada um.
Como essa divindade foi incorporada pelo cristianismo, é comum que os símbolos associados a ela estejam presentes na celebração cristã da ressurreição de Jesus Cristo. Alguns deles são a lebre e o ovo, e a Lua também ganha um destaque especial quando associada a Ostara.
Analisando cada um desses símbolos, identificamos que o ovo, bem como quaisquer outras sementes, é uma representação do nascimento. Uma vez que a primavera é vista como o desabrochar de flores e o crescimento de plantações, é coerente que ela esteja associada à matéria-prima da vida, simbolicamente traduzida pelo ovo.
O significado da lebre é um pouco mais complexo. Segundo o mito, Ostara teria transformado um pássaro machucado em uma lebre que botaria ovos coloridos. Porém, em um episódio de raiva, a deusa lançou o animal ao céu, formando a constelação Lepus. Uma vez por ano, no entanto, a lebre pode compartilhar os ovos coloridos com o mundo.
Finalmente, a Lua é um símbolo da feminilidade, muito associada à fertilidade que a primavera promove. Unida ao ovo, essa representação nos indica a necessidade de unir o feminino ao masculino, construindo um equilíbrio entre esses dois opostos, assim como ocorre o equilíbrio entre dia e noite.
Em algumas culturas, as flores e o leite também são símbolos associados a Ostara. Eles representam o desabrochar de novas energias e a nutrição da deusa, respectivamente, sendo utilizados como oferendas em rituais para essa divindade.
Um bom ritual do equinócio de primavera
Depois de aprender mais sobre tudo que o equinócio de primavera nos proporciona, está na hora de desvendar um bom ritual para essa ocasião. Lembre-se de que você só pode realizá-lo uma vez por ano, exatamente no dia do equinócio de primavera, no hemisfério onde você mora.
Em primeiro lugar, tenha em mente que você vai estimular energias de renovação na sua vida. Então abra-se para iniciar novos projetos e para abandonar aquilo que não está lhe proporcionando bons sentimentos. Pode parecer um processo difícil e dolorido, mas será muito benéfico para você!
Ritual de Ostara
Para realizar o ritual de Ostara de um jeito simples, comece construindo um altar para a deusa. Pode ser uma parte da sua casa que seja tranquila e silenciosa, a qual irá abrigar alguns objetos especiais.
O primeiro item a ser incluído no altar são ovos cozidos com as cascas pintadas. O ideal é que você escolha cores quentes para esse processo, lembrando que pode cozinhá-los em água com corante para obter esse efeito sem muito trabalho.
Você também pode gostar:
Em seguida, adicione ao altar flores que você colheu. Decore-o com bastante vida e com plantas diversas, para simbolizar toda a fertilidade que deseja nesse novo ciclo da sua vida.
Finalmente, acrescente ao seu altar um jarro de leite, que irá nutrir Ostara para que ela fortaleça os seus pensamentos. Depois de realizar os seus desejos para a divindade, você ainda pode se lavar com esse leite, do pescoço para baixo, ou regar as suas plantas.
Considerando cada uma das informações apresentadas, observa-se que o equinócio de primavera é uma oportunidade de se renovar e estimular o equilíbrio nas suas atitudes. Com o ritual de Ostara, você ainda terá um estímulo extra para semear seus projetos e se libertar de tudo aquilo que não lhe faz bem. Aproveite essas energias!