Convivendo

O Poder do Perdão

Silhueta de mãos se soltando de uma corrente a luz do pôr do sol
123RF
Escrito por Giselli Duarte

O perdão tem um poder muito grande de atuação em nossas vidas.
Ele é capaz de dissipar quaisquer sentimentos e pensamentos densos por quaisquer pessoas, lugares ou situações já vividas. Quando o fazemos verdadeiramente, podemos sentir em nossas vidas a leveza que é perdoar e ser perdoado.

Algumas pessoas têm muitas dúvidas quanto a pedir perdão ou perdoar. Essas pessoas sentem que não estão preparadas para falar pessoalmente com uma determinada pessoa, para pedir ou dar o perdão. E está tudo bem. Cada um tem o seu ritmo e a sua forma de lidar com essa situação.

Caso algum dia você tenha a chance de uma conversa amorosa para falar sobre, tudo bem. Caso contrário, tudo bem também.

Nesses casos, existem outras alternativas para praticar o perdão e liberar o passado de vez!

1. Faça uma prece

Mulher rezando ao lado de uma janela.
123RF

Fazer uma prece para a pessoa, o lugar ou a situação em questão é uma forma de liberação daquilo que aconteceu. Entregue nas mãos do Divino Criador agradecendo desde já pelos ensinamentos vivenciados a partir daquilo que já aconteceu e peça que Ele abençoe o outro.

2. Envie amor incondicional

Homem e mulher se abraçando ao lado de um lago.
Anastasia/Unsplash

Feche os olhos, respire fundo e envie amor incondicional. Sinta com o coração o envio, desejando o melhor possível para o próximo. Sinta que aquela situação já ficou para trás, dando lugar ao novo. Finalize agradecendo à Fonte Criadora a oportunidade de transmutar os sentimentos para tudo aquilo que é bom.

3. Recite a Oração do Ho’oponopono

Pessoa ao lado de um lago pensando.
Praveesh/Unsplash

Baixe a oração completa do Ho’oponopono na internet e a recite por 21 dias em voz alta. Essa técnica é uma excelente forma de se desprender de tudo aquilo que te aflige. Liberte-se!

4. Recite a Oração do Perdão

Pessoa em um campo de flores com os braços para cima.
Hanny/Unsplash

Uma outra oração muito amorosa e acolhedora é a oração do perdão da Cristina Cairo. Ela também é bem fácil de encontrar. Assim que estiver com ela em mãos, recite-a por 90 dias.

5. Faça o mantra do espelho

Quem disse que nós não merecemos ou não precisamos do nosso próprio perdão? Pois é, muitas vezes nós somos os primeiros a nos perdoar e a nos pedir perdão por quaisquer coisas que já tenham acontecido. Não se martirizar por isso é um passo essencial nesse processo, afinal lembre-se: não tinha como você pensar naquela época com a cabeça que tem hoje, por isso se perdoe! O mantra do espelho é bem fácil. Em um local que tenha espelho e em que você esteja só, repita: “Me perdoe, eu te perdoo, eu te amo verdadeiramente”. Repita lentamente enquanto olha em seus próprios olhos. Esse exercício parece meio bobo, mas fará uma grande diferença em sua vida.

Você também pode gostar

O perdão é libertador, mas é mais do que isso: é um novo ciclo para você. Deixe para trás tudo aquilo o que já não serve mais. Caminhe com novas e leves bagagens.

Permita-se.

Sobre o autor

Giselli Duarte

Eu sempre fui uma pessoa curiosa. Já me aventurei em diversas áreas, desde uma carreira corporativa até um curso de DJ. Sempre gostei de aprender, independentemente de o curso estar relacionado ao meu mercado de trabalho ou não. Afinal, é assim que os melhores insights são gerados, não é mesmo?

Sempre tive uma veia empreendedora, graças aos meus pais. Iniciei no mercado de trabalho como jovem aprendiz aos 14 anos e nunca mais parei de aprender e trabalhar. A partir dos 18 anos, comecei a empreender de fato, legalizando meu primeiro negócio com um CNPJ, e desde sempre trabalhei em projetos empreendedores, sejam eles tradicionais ou com uma intenção em virar uma startup, em paralelo ao meu emprego ou a trabalhos em forma de projetos.

Sempre trabalhei arduamente e nunca hesitei em colocar a mão na massa, além de desenvolver estratégias. Na verdade, foi exatamente por isso que gradualmente direcionei meu foco para a saúde mental e para compartilhar esse conhecimento com as pessoas. Já enfrentei o burnout duas vezes e, a partir da primeira experiência, busquei tratamentos complementares, como o Yoga e a meditação, aliados à medicina tradicional.

Essa busca pelo autoconhecimento me levou a uma formação em Hatha Yoga. Essa experiência não apenas aprimorou minha compreensão sobre equilíbrio e bem-estar, mas também me permitiu explorar terapias naturais, culminando em uma especialização em outras terapias.

Atualmente, como professora de meditação e podcaster no Insight Timer e Aura Health, encontrei plataformas para compartilhar técnicas que promovem paz interior e equilíbrio diante das demandas diárias.

O ápice de minha jornada foi a publicação do livro "No Caminho do Autoconhecimento", onde compartilho insights e aprendizados acumulados ao longo do caminho. Além disso, contribuí como co-autora em antologias poéticas.

Minha missão é inspirar outros a trilharem o caminho do autoconhecimento e crescimento pessoal, fornecendo as ferramentas necessárias para uma vida mais plena e significativa.

Curso
Meditação para quem não sabe meditar

Contatos
Email: giselli.du@outlook.com
Site: giselliduarte.com
Site do livro: Loja Uiclap/No Caminho do Autoconhecimento
Facebook:: @giselli.d
Instagram: @giselliduarte_
Twitter: @gisellidu
Linkedin: Giselli Duarte
Spotify: No Caminho do Autoconhecimento
YouTube: No Caminho do Autoconhecimento

Aura Health: www.aurahealth.io/coaches/giselli-duarte

Insight Timer: insighttimer.com/br/professores/giselli