Comportamento

O poder do entusiasmo

Uma mulher de camiseta branca e calça jeans abrindo e erguendo os braços. Ao fundo, um local repleto de árvores.
Alfonso Cerezo / Pixabay
Escrito por Juliana Loureiro

Existe uma jóia rara escondida dentro de você. Talvez quando você era criança ela estivesse mais evidente e aos poucos tenha sido guardada para não parecer “demais” perante aos outros. De fato, diante de uma sociedade na qual a maioria está no piloto automático, ela pode te tornar um pouco inadequada. Por muito tempo eu acreditei que havia “algo errado” comigo e comecei a esconder isso até descobrir que ela era uma das melhores coisas que eu tinha em mim e que todas nós deveríamos ter. Sabe o que é isso? O entusiasmo.

O entusiasmo é a fonte da juventude e da alegria e é o que tira qualquer coisa do ordinário e transforma em extraordinário.

Lembro como se fosse hoje o entusiasmo que eu tinha quando pequena. Mas aos poucos vamos vendo que a vida não é feita só de alegrias. Passamos por desafios e superações e vamos perdendo o brilho que o entusiasmo nos traz. Em vez de nos sentirmos entusiasmadas, deixamo-nos entusiasmar por produtos, coisas e lugares. Ao mesmo tempo temos o estereótipo de uma pessoa entusiasmada como uma pessoa escandalosa, que fala alto e dá gargalhadas. Mas isso não é verdade.

O verdadeiro entusiasmo é 90% interno e 10% externo. Ele estimula nossa vontade de viver, de ter sonhos, nossa atitude de encarar tudo de maneira melhor e mais positiva. Lembro-me daquela frase de Albert Einstein:

Um homem pulando em uma praia. Em plano posterior, o mar.
vjapratama / Pexels

“Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre.”

Viver a vida com entusiasmo é ver a vida como se tudo fosse um milagre. É ver que cada momento é uma oportunidade. Mas para isso acontecer é preciso elevar seu nível de entusiasmo.

Como elevar o nível de entusiasmo?

Reconheça a sua mortalidade

Quanto mais sentimos nossa mortalidade, mais percebemos que temos pouco tempo para extrair desta vida e, dessa forma, o entusiasmo reaparece. Experimente, em cada situação na qual você já não tem mais entusiasmo, relembrar que talvez esta pudesse ser a última vez que você está ali e deixe seu corpo e sua mente reagirem a partir disso, vendo energia e jovialidade brotarem nas situações mais triviais da vida.

Você também pode gostar

O entusiasmo pode te fazer deixar de correr atrás de coisas, bens e produtos que te tomariam muito tempo e dinheiro para serem conquistadas para entrar em um estado de ânimo, alegria e plenitude em qualquer momento. Tudo depende do poder que você dá a essa pequena jóia.

Qual seu nível de entusiasmo hoje?

Sobre o autor

Juliana Loureiro

Há algum tempo, uma vontade extrema de viver e explorar a vida batia no meu coração. Eu tinha tudo que uma vida convencional pedia, mas sentia que a vida me escapava.

Decidi me tornar a dona da minha própria vida. Troquei a carreira corporativa como Diretora de Marketing por uma aventura pelo mundo abordo de um veleiro com meu marido e dois filhos pequenos.

Quebrei paradigmas, senti muito medo, percorri um caminho longo de autoconhecimento, mas, finalmente, passei a viver a vida ao máximo. Renasci. Libertei o espírito vivo, nômade, explorador, viajante que sempre esteve em mim, e ainda passei a ter como missão inspirar e ajudar as pessoas a viverem a vida ao máximo.

Vem comigo despertar para uma vida cheia de significado, criar coragem para mudar e passar a viver a sua vida ao máximo.

Contato:

Email: juferline@gmail.com
Site: vivaavidaaomaximo.com.br
Canal Telegram: Viva a vida ao máximo
Facebook: vivaavidaaomaximo
Instagram: @juliana_loureiro_oficial
YouTube:
Juliana Loureiro