Os mestres chineses chegaram aos princípios do Tai Chi através de muita observação e experimentos. Quando entenderam que o corpo respondia com movimentos aos sinais nervosos emitidos pelo cérebro, chamaram estes impulsos eletroquímicos de “Chi”.
Tenho uma teoria para tal descoberta.
A guerra é a mãe das invenções.
Um guerreiro determinado pode estar ferido e ainda conseguir lutar. Mas se a lesão sofrida atingir certas partes do cérebro que coordenam movimentos, por mais determinado que seja continuará incapacitado de se mover para atacar e se defender.
Considerando o passado tumultuado de guerras na China, uma das civilizações mais antigas da Terra, episódios como este nos campos de batalha serviram para comprovar que um sinal nervoso que tenha seu caminho interrompido no corpo, jamais chega ao seu destino e estimula uma ação ou reação. Logo, qualquer bloqueio ou dano no organismo humano dificulta ou impossibilita a transmissão e o recebimento de impulsos nervosos do cérebro.
A acupuntura e outras terapias orientais também se utilizam deste conhecimento para sedar ou estimular sinais nervosos e assim restabelecer o equilíbrio de todos os sistemas, atuando primeiro no mais sensível, o sistema nervoso central.
Tendo explicado o significado do “Chi” sob uma perspectiva científica, vou incluir dois conceitos responsáveis por muita confusão nas artes marciais: o “Yin” e o “Yang”.
Para os propósitos marciais do Tai Chi a dualidade representada pelo Yin-Yang deve ser esclarecida em termos físicos em vez de filosóficos.
Considere uma balança com dois pratos em perfeito equilíbrio de pesos. Acrescente meia grama em um deles e terá diante de você a visão perfeita do Yin-Yang ainda que não consiga detectar qualquer diferença. Yin-Yang é a diferença de quantidade e não de qualidade. Por isso não são elementos opostos entre si. São simplesmente manifestações físicas muito comuns na natureza. Calor e frio, alto e baixo, aberto e fechado, frente e trás, leve e pesado… são observações comparativas entre objetos iguais.
Faça seu próprio teste: fique de pé e distribua seu peso igualmente por ambas as pernas. Agora desloque sua cabeça e seu quadril para a sua esquerda. Este lado do seu corpo estará mais “pesado” em relação ao lado direito. De acordo com os Clássicos do Tai Chi Chuan, o lado leve será considerado “insubstancial” e o mais pesado, “substancial”. É na interação entre esses dois extremos que o movimento acontece. E a origem do movimento vem do estado de equilíbrio simbolizado por uma imobilidade aparente.
Você também pode gostar:
No Tai Chi a dinâmica entre as duas pontas de um bastão apoiadas sobre um eixo estável é chamada de Yin-Yang. Toda vez que aplicar este conhecimento aos seus movimentos estará praticando Tai Chi!
No próximo artigo, vou incluir uma explicação racional para “Dantien” e “Tao”, entre outros termos.
Confira a 1ª parte deste artigo.
Entenda sobre Tai Chi e Treinamento Muscular.