É praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha tido algum cravo ou espinha durante a vida. Principalmente na fase da adolescência, os problemas com a acne aumentam muito, por causa das bombas hormonais que o nosso organismo produz.
Mas, muito além de bombas hormonais, a acne pode ser consequência de muitos outros fatores, como problemas de saúde e hábitos ruins. Dermatologistas e pesquisadores da área indicam alguns fatores que podem te levar a ter problemas com a pele, como a acne. São eles:
Estresse: pois é, a vida intensa e cheia de problemas para solucionar pode estar prejudicando sua pele. Estudos norte-americanos da Universidade de Stanford comprovam que o estresse dificulta o sistema de defesa do organismo. Com isso, a pele fica mais suscetível às bactérias que, por sua vez, entopem os poros e causam espinhas.
Dormir mal: dormir mal não causa acne de forma direta, mas é uma de suas consequências. Caso você não tenha uma rotina de sono estipulada, dormindo em média a mesma quantidade de horas por noite e descansando o seu corpo de forma adequada, seu organismo também fica com o sistema defensivo mais fraco, dando passagem às bactérias da mesma forma que o estresse.
Alimentação: tem problemas de acne, mas não sabe o motivo? Pense em sua alimentação. Muitas vezes, a acne em seu rosto, costas e peito pode ser sinal de que você não está se alimentando direito. Alimentos ricos em carboidratos e os lácteos (pães, biscoitos, batata e leite, por exemplo) se consumidos em excesso, potencializam o surgimento da acne.
Ovário policístico: em mulheres adultas, espinhas podem ser sinais de ovário policístico. A conexão, nesse caso, existe por conta dos níveis hormonais do organismo. São os hormônios que causam os cistos no ovário, bem como as espinhas e cravos no rosto. Portanto, os dois problemas podem estar conectados – vale dizer, no entanto, que isso não é uma regra.
Cigarro: como muitos dizem, são os nossos hábitos que fazem a nossa saúde. É claro que isso não é regra, afinal pessoas extremamente saudáveis também estão suscetíveis a doenças. Porém, certos hábitos prejudicam muito a saúde, como o cigarro. Então, saiba que a acne no seu rosto pode estar sendo ocasionada por causa do cigarro, caso você seja fumante.
Medicina milenar
Então, pense em todos os seus hábitos, veja se algum deles se encaixa nos descritos acima. A existência da acne em você, agora, faz mais sentido?
Além disso, é importante mencionar que tudo o que foi descrito acima está de acordo com a medicina tradicional. Porém, há outras vertentes da medicina, como a milenar chinesa, que acreditam que a acne pode indicar diversos outros problemas do nosso organismo, incluindo doenças muito sérias – tudo depende de onde a acne está posicionada em seu rosto.
De acordo com a medicina milenar chinesa, é preciso analisar em qual parte do rosto sempre nasce uma espinha em você. Se for no centro da testa, por exemplo, é um indicativo de problemas no fígado. Na parte mais alta de sua testa, a espinha indica problemas na bexiga.
Você também pode gostar
Quando localizada nas têmporas, a espinha pode indicar problemas na vesícula biliar. Na ponta do nariz, indica doenças no coração. Nas maçãs do rosto, acne indica problemas nos pulmões, de acordo com a medicina milenar.
E então, o que a sua acne diz sobre você?
Escrito por Giovanna Frugis da equipe Eu Sem Fronteiras