Alimentação consciente Comportamento

O que causa a falta de serotonina?

Retrato de jovem sorridente, olhando para a câmera com os braços cruzados.
Rido / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Conhecida como o hormônio da felicidade, a serotonina está relacionada às sensações de bem-estar e prazer produzidas pelo nosso cérebro. Mas você sabe mesmo o que é serotonina?

Trata-se de um hormônio neurotransmissor responsável pela comunicação entre as células do nosso sistema nervoso. É ela que regula o sono, o apetite, a temperatura corporal, as habilidades motoras e as funções intelectuais, além de ser um estabilizador do nosso humor.

A falta de serotonina no nosso organismo pode gerar desequilíbrios que provocam diversos problemas de saúde. Saiba, a seguir, como manter os níveis de serotonina equilibrados para ser feliz!

Causas da serotonina baixa

A serotonina é produzida pelo triptofano, um aminoácido essencial para desempenhar várias funções metabólicas no organismo, encontrado em alguns alimentos e plantas. Ela também está presente no sistema digestivo e nas plaquetas.

Os dois principais fatores que desregulam os níveis de serotonina na corrente sanguínea são o baixo consumo de alimentos ricos em triptofano e o estresse, que faz o hormônio cair drasticamente devido ao aumento do cortisol.

Família feliz unida, criança no ombro do pai de braços abertos e olhando sorridente para mãe que também sorri
Prostock-studio / Shutterstock

Sintomas de serotonina baixa

A queda na taxa de serotonina afeta diretamente o nosso organismo, manifestando-se nos seguintes sintomas: mau humor; sonolência; baixa libido; fome fora de hora, sobretudo, por doces e carboidratos; pouca concentração e memória; dificuldade para dormir; irritabilidade; cansaço.

É muito importante que, ao perceber esses sinais, a pessoa procure um médico para investigar a causa da queda da serotonina na corrente sanguínea para poder receber um tratamento adequado.
Há casos em que a serotonina atinge níveis tão baixos que pode desencadear crise de ansiedade e depressão.

O que fazer?

Uma das formas de aumentar a serotonina no organismo é consumir alimentos ricos em triptofano. São eles: chocolate acima de 70% cacau, ovo, banana, abacaxi, tomate, carnes magras, espinafre, cereais integrais, leite e derivados. Alimentos ricos em ômega-3, como salmão, sardinha, truta e frutos secos, também são boas fontes de serotonina.

Embora possa ser difícil em algumas situações, tentar controlar o estresse é fundamental como parte do tratamento. Fazer uma atividade física, ter um hobby, praticar yoga e meditação ou uma simples caminhada podem ajudar nesse objetivo.

O autocuidado é uma forma de manter os índices de serotonina no sangue sob controle. Ou seja, adotar hábitos saudáveis, como alimentar-se bem, praticar uma atividade física e ter alguma atividade prazerosa, acarreta uma boa noite de sono, bom humor e, por conseguinte, sensação de bem-estar.

É preciso cultivar um círculo de boas práticas para que consigamos manter a nossa saúde física e mental. Se você perceber algum dos sintomas da falta de serotonina, não deixe de investigar a causa para receber o tratamento mais adequado.

Você também pode gostar:

Não é à toa que a serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade, pois quem não dorme bem fica irritado, o intestino não funciona, o desejo sexual cai e outros problemas ainda maiores podem aparecer, como a depressão. Autocuidado é, também, um jeito de ser feliz!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br