Nutrição Saúde Integral

O que comer para emagrecer sem passar fome?

Uma fita métrica mensurando uma maçã-verde.
Nelli Syrotynska / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em uma sociedade consumida por padrões de beleza, é comum que uma pessoa sinta que precisa emagrecer para ser mais saudável e mais bonita. Então, em medidas desesperadas, muitos optam por pular algumas refeições ao longo do dia, ou substituem uma alimentação completa por um suco detox, por exemplo.

Decisões como essas até podem levar ao emagrecimento em alguns casos. No entanto, a saúde física e a saúde mental são comprometidas, e todo o peso perdido pode retornar com o tempo. Se você já passou por uma situação assim, ou se está vendo o seu corpo como seu inimigo, o conteúdo a seguir vai te ajudar.

Nos tópicos abaixo, reflita sobre a relação entre magreza e saúde, sobre o que constitui a alimentação saudável e sobre os alimentos que te ajudam a emagrecer de forma saudável. Lembre-se de que nada substitui o acompanhamento médico quando o assunto é saúde!

Magreza não é sinônimo de saúde

Na maioria das representações que vemos na mídia, as pessoas magras são as mais bonitas e mais saudáveis. Com a perpetuação dessa ideia, de forma massiva e frequente, é difícil desassociar a magreza da saúde ideal. Porém é fundamental fazer isso.

Diferentemente do que se imagina, uma pessoa magra pode ter problemas de saúde como hipertensão arterial, diabetes ou desnutrição. Além disso, em casos mais extremos, um indivíduo magro pode sofrer de transtornos alimentares, como bulimia ou anorexia.

Os fatores que definem o estado de saúde de uma pessoa são muitos. O histórico clínico e as características do metabolismo de cada um de nós são dois pontos a serem considerados. Também, a rotina que seguimos diz muito sobre como estamos cuidando de nós.

Na superfície de uma mesa, quitutes e salgados. Ao lado destes, um copo que contém refrigerante. Em plano posterior, uma pessoa deita sobre um sofá e segura um controle remoto.
Vadym Petrochenko de Getty Images / Canva

Uma pessoa que não pratica exercícios físicos, não se alimenta corretamente, não bebe água e não dorme bem pode ser magra, mas ela não é saudável. Ao mesmo tempo, um indivíduo gordo pode ter uma rotina oposta a essa e, mesmo com um peso mais elevado, tem mais saúde, nesse caso.

Ou seja, magreza não é sinônimo de saúde. Para ser uma pessoa saudável, é preciso se exercitar, cuidar da própria saúde mental, hidratar-se diariamente e, principalmente, comer bem, incluindo todos os grupos alimentares na dieta de forma equilibrada. Aprofunde-se nessa questão nos próximos parágrafos.

A importância de cada grupo de alimentos

Na época da escola, você deve ter ouvido falar na pirâmide alimentar. Nela, diferentes grupos de alimentos estão separados em quatro partes de um triângulo. A base, chamada de nível 1, representa os cereais, os tubérculos e as raízes.

Em seguida, o nível 2 inclui hortaliças e frutas. No nível 3, estão o leite e derivados, as carnes e os ovos, as leguminosas e as oleaginosas. Finalmente, o nível 4 compreende os óleos, as gorduras e os açúcares.

Com base nessa separação, entendemos quais são as porções indicadas para cada tipo de alimento. Se uma comida está mais perto da base da pirâmide, por exemplo, precisamos ingerir mais porções dela. Caso ela esteja mais próxima do topo da pirâmide, no entanto, deve ser consumida com moderação.

Portanto, se você parar de ingerir um grupo de alimentos, como carboidratos, estará prejudicando o seu equilíbrio alimentar. Como consequência disso, o seu organismo não vai funcionar adequadamente, já que cada parte da pirâmide oferece algum tipo de benefício ao seu corpo. Veja:

Diversos tipos de alimentos distintos dispostos em pequenos recipientes diferentes.
DalaiFood / Canva

1) Nível dos carboidratos: os alimentos fornecem energia e devem ser consumidos em 6 porções diárias. Na versão integral, essas comidas oferecem mais fibras, além da mesma quantidade de energia.

2) Nível dos legumes, das verduras e das frutas: os alimentos fornecem vitaminas, minerais e fibras, sendo reguladores do organismo. Por isso, devem ser consumidos em 3 porções diárias cada.

3) Nível das proteínas: os alimentos fortalecem os músculos e os ossos, sendo responsáveis pela construção do organismo. Enquanto as carnes e os ovos devem ser consumidos em 1 porção diária, bem como feijão e oleaginosas, leite e derivados devem ser ingeridos em 3 porções diárias.

4) Nível das gorduras: com moderação, os alimentos promovem o fluxo de vitaminas pelo organismo. Por serem ricos em calorias, devem ser consumidos em apenas 1 porção diária, sem exagerar.

Viu só? Todos os grupos de alimentos são importantes para a sua saúde física e não podem ser eliminados. Consumindo cada grupo da pirâmide com moderação e equilíbrio, você estará garantindo o bom funcionamento do seu corpo. Mas e se você quiser emagrecer? Isso também vale?

Como emagrecer com saúde?

Sem orientação médica, muitas pessoas decidem parar de comer para emagrecer. Em outros casos, elas cortam carboidratos e açúcares da dieta, acreditando que assim vão perder peso, já que esses são os alimentos ricos em calorias.

No entanto, de acordo com o que vimos anteriormente, o que vai acontecer é que essas pessoas vão se sentir sem energia e terão dificuldade para fixar vitaminas no próprio corpo, mesmo que percam peso. Logo, o emagrecimento não será saudável.

Além das orientações da pirâmide alimentar, precisamos considerar que cada pessoa tem um tipo de organismo, com necessidades específicas. Apenas um profissional da saúde consegue identificar quais necessidades são essas e qual é o caminho mais seguro, consciente e equilibrado para perder peso, se esse for o caso.

Então, se você quer emagrecer com saúde, a única atitude que deve tomar é procurar auxílio médico. Endocrinologistas e nutricionistas vão te ajudar a entender do que seu corpo precisa e quais são os alimentos que vão te oferecer isso, para que o seu organismo funcione da melhor maneira possível.

Nesse processo, você vai descobrir que existem alguns alimentos que reduzem a sensação de inchaço e que estimulam o funcionamento do sistema digestivo. Depois de conhecê-los, você vai querer incluí-los na sua alimentação. Saiba quais comidas são essas, a seguir.

O que comer para emagrecer sem passar fome?

Nós te explicamos que você não deve parar de comer para emagrecer, porque essa medida só vai comprometer o seu organismo. Apesar disso, existem alguns alimentos ricos em fibras e em nutrientes que vão te trazer saciedade e reduzir a sensação de inchaço. Confira:

1) Laranja, banana, maçã ou outras frutas

Uma grande quantidade de frutas.
Trang Doan de Pexels / Canva

As frutas são ricas em vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo, além de apresentarem fibras alimentares. Por causa disso, elas promovem uma sensação de saciedade e facilitam a digestão, quando consumidas diariamente.

2) Alface, espinafre, couve ou outras verduras

Importantes para o fortalecimento da imunidade e com ação antioxidante, as verduras também são ricas em fibras. Sendo assim, ao incluí-las nas suas refeições, você vai combater a constipação, ajudando seu intestino a funcionar.

3) Semente de linhaça

Em sucos, iogurtes, saladas e até na comida, a semente de linhaça oferece gorduras que fazem bem ao corpo, além de minerais e fibras. Portanto ela acelera o metabolismo, regula o sistema digestivo e auxilia no emagrecimento saudável.

4) Chia

Sementes de chias numa colher. Ao redor desta, outras sementes dispersas em relação ao centro da colher.
ValeriaLu de pixabay / Canva

A chia é um grão capaz de desintoxicar o organismo, ao mesmo tempo em que nos fornece fibras alimentares. Logo, o ingrediente traz uma sensação de saciedade, quando consumido em saladas, doces e pratos salgados.

5) Aveia

Fonte de fibras, a aveia em flocos ou na forma de farinha favorece o funcionamento do intestino, fortalece a imunidade e promove o controle do colesterol. Você pode ingeri-la com frutas, em saladas, em doces ou com iogurtes.

Você também pode gostar

Com base nas informações que apresentamos, você já sabe que o processo de emagrecimento só vai acontecer de forma saudável se você tiver o acompanhamento de um profissional da saúde. Também é essencial ingerir, de forma moderada, todos os grupos alimentares, para manter o funcionamento do seu organismo. E, se quiser melhorar o funcionamento do seu intestino, para desinchar, os alimentos que apresentamos vão te ajudar.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br