Falamos de hábitos a algumas semanas atrás e já estão eles por aqui novamente.
Um excelente profissional não é um líder, mas um líder que aprendeu; não é um gestor pronto, mas um gestor construído. Um excelente profissional é desenvolvido no terreno da educação, exposto a conflitos, incentivado por desafios e preparado para as fragilidades.
No passado, ser bom profissional, não importa qual fosse a profissão, era suficiente para ter segurança, obter algumas regalias, atingir metas. Hoje, as sociedades, principalmente as sociedades capitalistas, passam por transformações rápidas e agressivas, onde não basta ser bom, é necessário atingir a excelência, inclusive para manter-se saudável.
No passado uma grande empresa demorava duas ou três gerações para desaparecer, fechar, vender ou falir. Hoje bastam alguns anos ou meses para ir à decadência. Bons profissionais são atropelados em um mercado altamente competitivo, onde só os excelentes sobrevivem. Em tempos de crise esta situação para os somente “bons” agravasse mais ainda. Ficam muito mais expostos.
Mas o que é ser um excelente profissional? Esse é um grande debate! Quais as principais diferenças entre um bom profissional e um excelente? Esse é outro grande debate! Um excelente profissional desafia mais a sua inteligência e desenvolve pelo menos cinco marcantes hábitos.
Não é o que mais trabalha, é o que mais pensa.
Não é o que é previsível, mas o que surpreende.
Não é o que repete comportamentos, mas o que se reinventa.
Não é o que engessa a mente com a rotina, mas o que liberta a imaginação.
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São eles:
1º Hábito: bons profissionais fazem tudo que lhe pedem, enquanto excelentes profissionais surpreendem, fazer além do que lhe solicitam.
2º Hábito: bons profissionais corrigem erros, enquanto excelentes profissionais os previnem.
3º Hábito: bons profissionais executam ordens, enquanto profissionais excelentes pensam pela empresa e organizações.
4º Hábito: bons profissionais são individualistas, enquanto excelentes profissionais trabalham em equipe, lutam pelo time.
5º Hábito: bons profissionais usam o poder do medo e das pressões, enquanto excelentes profissionais usam o poder do elogio.
O quanto antes mudar seus hábitos, antes perceberá que é mais importante aprender a pensar e surpreender, do que cobrir-se de apenas bons diplomas.
Sucesso! Felicidades! Vamos em frente!