Pet - Animais de estimação Saúde Integral

O que é a medicina veterinária integrativa?

Uma mulher segurando, pelo pescoço, um cachorro.
kukota / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A medicina veterinária integrativa é um conjunto de práticas das medicinas veterinárias tradicional e alternativa para equilibrar o corpo e a mente de um animal. Então ela reúne suplementação com vitaminas, mudanças na alimentação, terapias energéticas, massagens, uso de florais, entre outros.

Essa abordagem de cuidado com um animalzinho pode trazer uma qualidade de vida muito melhor para ele, além de prevenir e/ou tratar possíveis doenças. Isso porque ela considera a personalidade do bichinho e o ambiente no qual ele vive, não só a enfermidade. Para aprender mais sobre os benefícios dessa prática, continue lendo o artigo

Benefícios da medicina veterinária integrativa

Cada tipo de medicina veterinária integrativa apresenta benefícios diferentes e somente um profissional pode indicar qual é mais adequado para um animal. Porém você pode conferir as principais vantagens que essas formas de tratamento oferecem a seguir!

1) Alívio de dores

Um cachorro deitado. Ele tem uma expressão triste.
PxHere / PxHere

Mesmo que tentemos evitar, é comum que os animais de estimação se machuquem ou sofram algum acidente doméstico. Embora existam remédios para dor, nem todos eles são fáceis de serem ingeridos. Então a medicina veterinária integrativa pode ser uma alternativa prazerosa e eficiente para o alívio de dores.

2) Relaxamento

Como os animais não se comunicam com palavras, muitas vezes eles nos mostram o que estão sentindo com muita agressividade ou irritação. Se o seu bichinho está muito agitado, procure um profissional para entender qual tratamento integrativo pode trazer relaxamento para ele. Afinal todo mundo merece um descanso, até os animaizinhos!

3) Cicatrização de ferimentos

Um gato laranja dormindo.
PxHere / PxHere

Depois de uma lesão, de uma cirurgia ou de um acidente, o corpo de um animal pode demorar para cicatrizar os ferimentos. Felizmente, com a medicina veterinária integrativa, é possível agilizar esse processo sem o uso de medicamentos ou métodos invasivos. Dessa maneira, o bichinho não vai se sentir ainda mais estressado com a situação.

4) Efeito antisséptico

O efeito antisséptico é característico de alguns tratamentos integrativos, mas ele é capaz de neutralizar a ação de fungos, vírus e bactérias que poderiam comprometer a saúde de um bichinho. Além disso, a medicina veterinária integrativa é capaz de melhorar a resposta imune de um animal.

5) Compreensão do animal

Um dos principais benefícios da medicina veterinária integrativa é que, diferentemente da medicina veterinária tradicional, ela não considera apenas a doença. Na verdade, a prática leva em conta a rotina do bichinho, o que ele come, onde ele mora e quem ele é. Assim, é possível chegar a uma compreensão do animal, oferecendo um tratamento mais aprofundado e atento.

Quais são os tipos de medicina veterinária integrativa?

Assim como existem muitos tipos de terapias integrativas para os humanos, a medicina veterinária integrativa também conta com uma vasta gama de tratamentos. Veja quais são os mais comuns:

1) Floral

Um frasco contendo alguma substância líquida dentro. Ao fundo, flores rosas.
maxshot / 123RF / Eu Sem Fronteiras

A terapia floral consiste em acrescentar óleos essenciais na alimentação ou no ambiente do animal para que ele aproveite os benefícios das ervas naturais. No entanto apenas um profissional pode indicar os produtos e as quantidades adequadas.

2) Cromoterapia

Para os animais, entrar em contato com uma luz colorida pode ser uma experiência relaxante. Então, com essa prática, ele pode recuperar as energias ou se sentir melhor, caso esteja passando por uma perda, por exemplo.

3) Ozonioterapia

A ozonioterapia é especialmente indicada para os animais que estejam contaminados com fungos, bactérias ou vírus ou que precisem que alguma ferida seja rapidamente cicatrizada. Além disso, o ozônio pode melhorar a circulação sanguínea.

4) Acupuntura

Uma pessoa fazendo acupuntura sobre a pele de um cachorro poodle.
amaviael / 123RF

Quando uma doença não apresenta tratamento na medicina tradicional, talvez ela possa ser tratada com acupuntura. Nesse caso, é possível amenizar os sintomas e promover mais conforto e qualidade de vida para o animal.

5) Fitoterapia

Utilizar plantas para tratar algumas enfermidades é uma maneira segura e natural de melhorar a saúde de um animal. Entretanto somente um profissional é capaz de identificar quais ervas são as mais indicadas em cada caso.

A medicina veterinária integrativa é para qualquer animal?

Todos os animais de estimação podem ser tratados com medicina veterinária integrativa. Inclusive eles não precisam buscar esse tratamento apenas quando estão com alguma doença ou depois de uma situação difícil.

Assim como os humanos devem aproveitar todas as formas de ampliar o próprio bem-estar, isso também deve ser feito para os animais. Se você quer que o seu bichinho tenha uma vida leve, feliz e cheia de aventuras, aposte na medicina veterinária integrativa para equilibrá-lo!

Você também pode gostar

Levando em conta as informações apresentadas sobre medicina veterinária integrativa, aprendemos que as práticas naturais podem ser aliadas a outros tipos de tratamento para melhorar a qualidade de vida de um bichinho. Lembre-se de buscar auxílio profissional sempre que o assunto for saúde!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br