O ritmo acelerado em que as pessoas estão se movimentado faz com que muitas produzam ações e comportamentos no modo “automático”. Reflexões, relação com os pensamentos e, principalmente, a respiração, estão em um processo acelerado do modo que não se tem consciência sobre o que acontece.
Dessa forma, a terapia do renascimento, também conhecida como Rebirthing, utiliza-se da respiração para compreender a energia divina. A respiração é fundamental e ocupa um papel central em nossa vida. O modo como respiramos diz respeito a como nos sentimos.
Se estamos tensos, a respiração é mais acelerada. A grande maioria das pessoas tem uma respiração acelerada onde os níveis cardíacos pulsam aceleradamente. Quando a respiração é mais leve o modo como nos sentimos e nos comportamos diante de obstáculos é diferente, temos mais clareza das soluções.
Como funciona?
A técnica deve ser desenvolvida por uma pessoa que fez o curso e entende de terapia do renascimento e precisa ser aplicada corretamente, caso contrário, pode trazer descontrole emocional e ainda mais acúmulo de tensões.
Seu método é a conexão entre expiração e inspiração, mas quem a observa é o renascedor. É chamada de respiração circular, onde se deve respirar de forma correta. A sessão pode durar cerca de uma hora, onde o praticante faz uma espécie de massagem de dentro para fora e isso pode liberar algumas memórias e respirações.
Ela começou a ser desenvolvida pelo norte-americano Leonard Orr, na década de 70, após meditar e respirar em sua banheira . Seu método logo se espalhou juntamente com a onda hippie em diversos locais do mundo e ganhou muitos adeptos. Apesar de sua difusão o alerta é para que esta técnica seja feita individualmente com o acompanhamento do Renascedor.
Respiração como energia vital
O modo como respiramos carrega conosco lembranças, traumas. Reaprender a respirar pode curar até traumas e sentimentos tristes. A terapia do renascimento não é a única a utilizar a respiração para o controle do estado mental, o próprio Yoga se beneficia da respiração.
Por isso, muitos seguidores da técnica do renascimento afirmam dizer que o método é o “novo yoga”, “yoga da vida eterna” ou “yoga da longevidade”. O que acontece é que quando respiramos a mais pura energia somos capazes de elevar e solucionar alguns problemas mentais e físicos.
Benefícios da terapia do renascimento
- Melhora a capacidade respiratória;
- Superação de traumas;
- Melhora o sistema nervoso;
- Diminui o estresse;
- Sensação de relaxamento profundo;
- Diminuição da ansiedade e medo;
- Sensação de bem-estar;
- Sentimento de paz interior.
Um corte de lembranças
Já afirmou o especialista José Ângelo Gaiarsa: “Em 50 anos de atividade profissional, com inúmeras buscas e experiências, a respiração circular me parece a melhor tentativa para resolver problemas emocionais de quem quer que seja, e qualquer que seja a natureza do problema, e a prática frequente vai estimulando um processo continuo de mudança”.
Você também pode gostar
Que bom que existem técnicas que são capazes de melhorar as condições e sensações do ser humano. Conseguir equilibrar sentimento e lembranças é muito difícil para alguns, por isso a terapia do renascimento pode ser uma ótima alternativa capaz de mudar sua vida.