A alfavaca-cravo é uma planta com propriedades medicinais que aparece em muitos jardins, mas nem sempre é reconhecida. O nome científico da alfavaca-cravo é Ocimum gratissimum, e ela cresce em ramos compridos, com folhas arredondadas.
Por ser uma erva bastante aromática, a planta pode ser utilizada na culinária, na produção de óleos essenciais de fins específicos, no tratamento de problemas respiratórios leves e até como repelente de insetos. Aprenda mais sobre tudo isso e veja como fazer o chá de alfavaca-cravo!
Direto ao ponto
Para que serve o chá de alfavaca-cravo?
A primeira coisa que queremos fazer quando sabemos de uma nova planta é aprender sobre as propriedades que ela tem, certo? Assim podemos identificar como ela pode ser útil no cotidiano e em quais momentos ela poderá nos trazer mais bem-estar.
Pensando nisso, conhecer o chá de alfavaca-cravo vai te surpreender. Você sabia que esse chá pode combater tosses, resfriados e dores no corpo, por exemplo? Com uma função estimulante e diurética, essa bebida tem o poder de aumentar a sua energia e a sua imunidade, combatendo as doenças leves.
Há ainda qualidades específicas do chá de alfavaca-cravo. A primeira delas é o uso como enxaguante bucal, visto que ele tem um composto antisséptico chamado eugenol. Nesse caso, o chá deve ser preparado sem açúcar, em uma solução bem concentrada.
Para preparar o chá, basta ferver um punhado de folhas em água, esperar amornar e coar. Você pode beber a mistura, tomar banho com ela ou realizar um bochecho, apenas para melhorar o hálito depois da escovação.
Outra propriedade desse chá é a ação expectorante, que auxilia na remoção de catarro dos pulmões de crianças. Então, preparar um banho com essa planta para os pequenos é uma forma eficiente de melhorar a respiração deles sem que seja necessário ingerir o líquido.
Alfavaca-cravo na aromaterapia
Aromaterapia é o nome de uma prática que analisa a influência que os aromas podem exercer sobre o funcionamento do corpo e da mente de uma pessoa. A partir disso, é possível identificar quais são as fragrâncias mais adequadas para auxiliar na concentração, no relaxamento, na melhoria da autoestima etc.
No caso da alfavaca-cravo, que é uma planta aromática, a Aromaterapia recomenda que ela seja utilizada para obter relaxamento e para introspecção. No primeiro âmbito, as gotas de essência dessa planta, espalhadas nas mãos ou no corpo, depois do banho, irão auxiliar no combate à insônia, ao estresse e ao medo.
Em relação à introspecção, o óleo essencial de alfavaca-cravo permite que uma pessoa lide melhor com questões internas, compreendendo suas inseguranças e suas tristezas, aumentando a confiança que sente em si mesma. Para um efeito ainda mais potente, você pode diluir algumas gotas da essência em uma bacia com água quente, banhando-se com a mistura.
Como fazer repelente de alfavaca-cravo?
Uma propriedade muito útil da alfavaca-cravo é a capacidade de repelir insetos. O ideal é que o repelente seja utilizado em plantações, e não na pele de uma pessoa. Assim, larvas e mosquitos ficarão bem longe das plantas que você está tentando cultivar.
Para aproveitar essa característica repelente, você deve triturar três xícaras de folhas da planta, acrescentar um litro de água e deixar em repouso por alguns dias, agitando a mistura sempre que possível.
Você também pode gostar
Depois que o extrato da alfavaca-cravo for colhido, você pode aplicá-lo na sua plantação com um conta-gotas, ou pode pulverizar as plantas. O aroma que a alfavaca-cravo exala é inofensivo para os humanos, mas incomoda os mosquitos e as larvas. Aproveite todos os benefícios da planta!