Wellness Coaching ou Coaching de Bem-Estar é uma novidade para muitos brasileiros, mas superconhecido nos Estados Unidos e outros países. Junto com um mundo que despertou para a prevenção de problemas a partir de um estilo de vida saudável em vez de tratar doenças, apareceu a nova profissão de coach de bem-estar.
A maioria das pessoas já ouviu falar de programas de coaching de carreira, que nada mais é do que um programa para pessoas que têm um objetivo ligado a alguma mudança em sua vida profissional, como encontrar o trabalho dos seus sonhos. Podemos assim entender que o coaching de bem-estar é desenvolvido para pessoas que buscam um objetivo ligado a sua qualidade de vida, como dormir melhor, ter mais energia, ser menos estressado e ansioso, se planejado e organizado, se alimentar melhor, viver mais no presente e criar hábitos do bem.
Ele tem uma abordagem holística para a vida. Considera-se que temos que olhar várias áreas de nossas vidas para um maior bem-estar. Estas áreas seriam nossos relacionamentos, carreira, finanças, espiritualidade e visão de mundo e outros aspectos mais ligados ao nosso corpo, como movimentos, sono, alimentação, tomar sol e ar fresco, entre outros. Todas as áreas estão interligadas, podendo influenciar no equilíbrio das outras.
A partir de uma análise das áreas da vida citadas acima, pode-se medir como está seu bem-estar atual e quais áreas estão ou não em equilíbrio no começo do programa de coaching de bem-estar, para então traçar-se o objetivo de bem-estar a ser trabalhado.
No coaching conseguimos entender o que está por trás do seu desafio para uma vida mais saudável. Muitas vezes, queremos emagrecer e achamos que cortar o chocolate é a solução para isso.
Você também pode gostar
Uma vez identificado que a pessoa come chocolate em excesso porque está com um desequilíbrio no seu relacionamento amoroso, podemos agir direto na raiz da questão. E é aí que o coaching atua. Uma vez que a pessoa comece a se sentir melhor com sua vida a dois, naturalmente ela não precisará do chocolate e, assim, conseguirá emagrecer de uma forma saudável e sustentável. A restrição de um alimento pode até emagrecer, mas de forma temporária e não consistente.