“Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicados por um profissional habilitado (o Coach), em parceria com o cliente (o Coachee)”, Villela da Matta e Flora Victoria.
É considerado como uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos, sempre positivos, nas diversas áreas da vida de um cliente, grupo ou empresa.
É uma parceria entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente) que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida.
O processo de Coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado.
Coaching combina prática e procedimentos distintos visando dar suporte aos clientes para que os mesmos vivam a sua vida real, mas também criem uma vida ideal. E até uma vida dos sonhos (objetivo).
O Coaching é um processo estruturado que utiliza ferramentas e metodologias cientificamente validadas. Além disso, utiliza conceitos e conhecimentos oriundos de diversos campos do saber humano. Tudo isso para entender como nós pensamos, sentimos, fazemos, reagimos, aprendemos, mudamos, evoluímos, nos motivamos e nos relacionamos.
Dessa forma, o Coach torna-se um profissional altamente preparado para atuar com eficácia em todos esses aspectos, respeitando, é claro, princípios éticos minuciosos, compilados no Código de Ética e de Conduta do Coach.
O ponto de partida do Coach é analisar, junto com o Coachee:
- – A situação atual do cliente, ou Ponto A;
- – A situação ideal ou desejada pelo cliente, ou Ponto B;
- – O que fazer para eliminar a distância entre o Ponto A e o Ponto B.
O resultado geralmente é percebido nas primeiras sessões. O Coaching muda o padrão de pensamento porque leva as pessoas a assumirem responsabilidade por suas ações e a identificar e executar as ações necessárias para obter os resultados desejados, tais como:
- – Felicidade & realização;
- – Qualidade de vida;
- – Saúde e Diminuição do Estresse;
- – Relacionamento e Comunicação;
- – Autoconhecimento;
- – Prosperidade;
- – Planejamento;
- – Emoção (Inteligência emocional e Inteligência social);
- – Habilidade;
- – Satisfação;
- – Flexibilidade;
- – Capacidade.
Você também pode gostar
E finalizando, o Coaching apoia-se em quatro pilares fundamentais:
- O ser humano
- A metodologia
- As técnicas
- As competências
“O homem deve estar consciente de que sua missão é viver uma vida plena de sentido, e dar respostas transcendentes a cada situação. Pode ser despojado de tudo, menos da liberdade de decidir que atitude tomar diante das circunstâncias. E pode dizer sim à vida, independente de tudo”, Viktor Frankl.