Muito se fala hoje em dia a respeito da maturidade emocional, aquela ligada aos nossos sentimentos e também à nossa razão e modo de nos relacionarmos com os outros, geralmente associada a nossa idade. Há um assunto sendo deixado de lado, porém, que é de suma importância e não deve ser esquecido: a maturidade espiritual.
A maturidade espiritual é, na verdade, um assunto complexo e que não dá para ser entendido de primeira, pois se trata de uma matéria densa e que exige tempo para ser assimilada. De qualquer modo, sempre é hora de tomar ciência dessa virtude, conscientizando-se a respeito dela para que um dia o despertar aconteça e possamos ir em busca da tão importante maturidade de espírito. Entenda!
Conheça sinais de uma maturidade espiritual bem desenvolvida
Maturidade espiritual para os cristãos
Todo cristão que entra em contato com a religião inicia o seu processo de crescimento espiritual, com a intenção de se tornar espiritualmente maduro, o que significa tornar-se como Jesus Cristo.
Na Bíblia, há um trecho em Filipenses 3:12-14, no qual o apóstolo Paulo discorre sobre essa busca: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Essa maturidade do espírito cristão requer uma reordenação total das prioridades da vida, ou seja, o cristão há de deixar de viver para se agradar e deve passar a viver para agradar e obedecer a Deus. A chave para essa meta, então, é a consistência em se fazer tudo aquilo que se aproxima de Deus, como realizar orações e ler regularmente a Bíblia Sagrada.
5 sinais de maturidade espiritual
1 – Você não finge ser o que não é
Quando você para de tentar se encaixar em locais e ambientes que não te pertencem; quando você não mente mais sobre si mesmo nem tenta fingir gostar de coisas das quais não gosta para agradar os outros, você está atingindo a maturidade espiritual. Um dos maiores sinais dessa virtude é aceitar-se como é e sentir orgulho disso, a ponto de apresentar-se por inteiro para os outros e sentir plenitude diante dessa situação.
2 – O silêncio começa a te habitar
Em vez de sempre vociferar diante de brigas ou discussões, você prefere a escuta e o silêncio. Em vez de emitir sua opinião e se posicionar diante de qualquer assunto que aparece na frente, você se abstém e absorve aquilo que está sendo conversado dentro de sua própria mente. Isso é um grande indicativo da maturidade espiritual, porque significa que você aprendeu que o mais valioso da convivência com os outros é saber receber e assimilar tudo aquilo que eles propagam para o mundo.
3 – Você se sente sossegado internamente
Um dos maiores males da sociedade atual é a ansiedade. Hoje em dia, as pessoas vivem sob estímulos de muitas informações e passam suas vidas inteiras fadadas ao estresse e à ansiedade, sem nunca alcançarem a tão estimada paz interior. Quando você se sente pleno e sossegado consigo mesmo, internamente, é sinal de que você atingiu um importantíssimo estágio espiritual e está próximo de alcançar a difícil maturidade astral.
4 – Você vira mais compreensível consigo e com os outros
“Empatia” não é a palavra certa para definir esse sinal, pois a empatia fala apenas sobre você se colocar no lugar dos outros a ponto de entender as dores alheias. A maturidade espiritual, porém, faz com que você não apenas seja compreensível com os calos das outras pessoas, mas também faz com que você tenha um olhar mais carinhoso e cuidadoso consigo mesmo, entendendo seus limites e respeitando-se cada vez mais.
5 – A força de vontade toma conta de você
Um dos sinais mais evidentes de que uma pessoa atingiu ou está próxima de atingir a maturidade espiritual é a paixão por viver que ela sente constantemente, não importa qual seja a situação pela qual ela esteja passando. Essa é aquela pessoa positiva, que vê sempre o copo cheio e não desiste de nada que almeja por mais desafiadores que sejam os obstáculos que aparecem em sua frente.
Você também pode gostar
Como já dissemos, a maturidade espiritual não é fácil de se alcançar, pois é uma busca de uma vida inteira, que demanda tempo, vivências, esforços e percepções. Se você é cristão, orar constantemente, ler a Bíblia e manter-se em contato com Deus é o caminho certo a se seguir rumo à tão estimada maturidade espiritual. Jogue-se nessa jornada!