Convivendo

O que é um “corpo real’?

Mulheres com corpos diferentes.
ammentorp / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Pense sobre as propagandas de produtos de beleza que você via durante a sua infância. Provavelmente as pessoas que apareciam eram brancas, magras e com traços físicos semelhantes ao padrão europeu de beleza. Agora pense nas propagandas que você vê atualmente. Os corpos que vemos são bem mais diversos, não é?

Com base nessa diferença de representação da mídia, desenvolveu-se o termo “corpos reais”. Porém grande parte da sociedade ainda não entendeu o que essa expressão significa e por que ela tem sido tão debatida na atualidade. Inclusive, às vezes, ela pode ter um sentido

Padrões de beleza são inalcançáveis

Você já ouviu dizer que um corpo é “inalcançável” ou “irreal”? É comum dizer isso quando pensamos sobre os padrões de beleza que existem na sociedade. Eles sempre enaltecem as pessoas brancas, magras e com traços delicados no rosto. Não são aceitas rugas, marcas de expressão, estrias, celulites, pintas, manchas e inúmeras características que são normais em uma pessoa.

Ou seja, mesmo que alguém se esforce muito para se enquadrar nos padrões de beleza, em algum momento essa pessoa vai precisar fazer mais alterações, para vencer a ação do tempo sobre si. Além disso, quando um indivíduo faz muitas plásticas, por exemplo, é criticado por não ter um corpo naturalmente bonito.

Mulher olhando para um espelho quebrado.
bialasiewicz / 123RF

Dessa maneira, é impossível se adequar aos padrões de beleza impostos pela sociedade. Infelizmente essa dificuldade faz com que muitas pessoas não se sintam bonitas, acabando por desenvolver problemas de autoestima e de confiança duradouros.

Em uma tentativa de superar os sentimentos negativos, um indivíduo pode usar muitas estratégias de edição nas próprias fotos, para aparentar a perfeição que é tão desejada pela sociedade. Como consequência disso, surge um corpo irreal, que existe apenas na internet ou em uma fotografia que foi modificada.

Ao entrar em contato com imagens editadas, muitas pessoas podem se enganar e se frustrar sobre o tipo de corpo que elas podem ter. É por isso que é tão importante apresentar referências de corpos reais, tanto nas redes sociais quanto na mídia. No próximo tópico, desvende como eles são!

Padrões de beleza são inalcançáveis

Um corpo real é o corpo que uma pessoa tem na vida real. É um corpo que não passou por edições de imagem e que não tem o único objetivo de se enquadrar em padrões de beleza. Por causa disso, muitos interpretam que o corpo real é um sinônimo para um corpo gordo, mas esse pensamento está incorreto.

Os corpos reais não apresentam limitações ou definições específicas de como devem ser. Por isso, um corpo magro é tão real quanto um corpo gordo, desde que eles sejam como uma pessoa realmente é. Se uma pessoa gorda postar uma foto com estrias e celulites apagadas, por exemplo, o corpo que ela mostra não é real.

Por outro lado, no caso de uma pessoa que tenha feito uma série de plásticas, será que o corpo dela é real? Sim! Essa resposta pode parecer um pouco controversa, mas um corpo modificado por cirurgias continua existindo na realidade, não é? Do contrário, nenhuma pessoa trans que se submeteu a um procedimento desse tipo teria um corpo real, por exemplo.

Mulher levantando a blusa e mostrando sua barriga.
ShotPot / Pexels

É fundamental tomar cuidado na hora de falar sobre os corpos reais, justamente porque podemos acabar invisibilizando certas formas de existir, ou menosprezando a beleza de alguém. Não é delicado dizer que uma pessoa tem um corpo real, por exemplo, porque isso pode soar negativo aos ouvidos dela. A regra é: não faça comentários sobre o corpo de outra pessoa, de nenhum tipo.

Resumindo, o corpo de uma pessoa é o que garante que ela esteja no mundo e só é irreal quando não passa de uma imagem filtrada. Portanto corpos com ou sem plástica, gordos ou magros podem ser reais!

Padrões de beleza são inalcançáveis

Depois de entender que um corpo real é aquele que existe na realidade, livre de edições de imagem, você pode conferir alguns conteúdos sobre eles para se inspirar. Dessa maneira, você vai descobrir que não é preciso se envergonhar por não estar dentro dos padrões. O que importa é que corpos como o seu também existem!

1) Perfil do Instagram @normalizecorposreais

Nesse perfil, além de visualizar imagens de corpos reais, que não foram modificados digitalmente, você vai aprender mais sobre empoderamento, feminismo e direitos das mulheres. Como elas são as mais afetadas pelos padrões de beleza, são o foco de @normalizecorposreais.

2) Perfil do Instagram @movimentocorpolivre

O Movimento Corpo Livre, fundado pela ativista Alexandra Gurgel (@alexandrismos), tem como objetivo incentivar as pessoas a se libertarem da busca por padrões de beleza. No perfil @movimentocorpolivre, você vai encontrar histórias de amor-próprio e de valorização do corpo como ele realmente é.

3) Filme “Pequena Miss Sunshine” – 2006

“Pequena Miss Sunshine” é um filme de 2006 que vai te ajudar a refletir sobre a ditadura da beleza e como ela pode se manifestar desde a infância. Variando entre drama e comédia, você vai pensar com leveza na aceitação do próprio corpo, por meio da história de Olive, uma jovem que quer ser miss.

4) Filme “Preciosa – uma História de Esperança” – 2009

Em “Preciosa – uma História de Esperança”, o foco não é a aceitação do próprio corpo. No entanto, esse tema se faz presente na trama, que tem como protagonista uma mulher preta e gorda tentando enfrentar inúmeras formas de opressão. O drama é importante para enxergar que ainda existem maneiras positivas de viver a vida, apesar de tudo.

5) Livro “O Mito da Beleza” – Naomi Wolf

O livro “O Mito da Beleza”, de Naomi Wolf, é ideal para quem deseja se aprofundar na construção dos padrões de beleza. A leitura é interessante e traz reflexões transformadoras, que vão renovar a sua maneira de pensar sobre a sua beleza e sobre as expectativas da sociedade quanto a isso.

Você também pode gostar

Com o conteúdo que apresentamos aqui, você tem um incentivo a mais para amar o seu corpo do jeito que ele é. A beleza está na diferença entre as pessoas e no que cada indivíduo tem de especial. Por isso, olhe para si com um novo olhar, valorizando o seu corpo real, que te proporciona ótimas experiências todos os dias. Seja mais você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br