Tendo em vista a imensidão e imprecisão do universo que nos rodeia, os conceitos e definições são instrumentos importantes para o desenvolvimento de nossa compreensão sobre o que quer que seja. Porém se por um lado as definições e conceitos são úteis, por outro, eles podem esconder aspectos do objeto que explicam, pois as palavras são símbolos limitados.
Para a nossa felicidade, há uma forma de compreensão que se vale das palavras, conceitos e definições, mas não se limita por eles. Essa é a compreensão do nosso coração! Falar ou escrever sobre “Um Curso em Milagres” só é possível a partir do meu coração. Da mesma forma, para que você compreenda sobre o Curso, é importante que as palavras sejam apenas instrumentos que te levam para além delas, em direção ao seu coração.
Provavelmente o seu coração vem falando que esse mundo de escassez e dor não é o Seu Verdadeiro Lar. O seu coração te fala sobre o Amor e de uma Identidade que ultrapassa todos os limites da razão. Os nossos corações almejam o Reino da Perfeita Paz, não é mesmo?
“Um Curso em Milagres” – UCEM – é um caminho, uma jornada de autorreconhecimento! O Curso expõe as suas ideias, princípios e exercícios por meio de um livro. O livro é um material canalizado pela psicóloga norte-americana Helen Schucman. A experiência que esse material facilita é a experiência de relembrar quem realmente somos! Somos Um Espírito, filhos do Perfeito Amor.
“Um Curso em Milagres” é um convite para que trilhemos um caminho de autoestudo, auto-observação e de autoperdão. Ele nos ensina a distinguir os pensamentos que são do ego, as percepções ilusórias que nutrimos nas nossas mentes, dos pensamentos da Mente Espiritual. Os pensamentos espirituais são os milagres e refletem a Verdade Divina.
Uma lição que o Curso repete com frequência e que compartilho agora como dica é: quando alguém te chatear ou quando surgir uma situação que tire a sua paz, simplesmente pare por um momento. Observe os seus julgamentos sobre aquela pessoa ou situação. Em seguida, disponha-se, gentilmente, a reconhecer que, na verdade, você não sabe o que a situação significa, nem sabe quem realmente é aquela pessoa.
Essa pausa coloca a sua mente em um estado diferente do inicial, quando simplesmente se sentiu ofendido e elaborou uma série de julgamentos. Depois de seguir os passos sugeridos, continue o seu processo mental pedindo ajuda à Mente Espiritual. Essa Mentalidade possui todos os pensamentos que precisamos acessar para sentir Paz, independentemente das circunstâncias.
A Mentalidade Espiritual te relembrará que somente os seus julgamentos podem te machucar, te mostrará como abrir mão dos pensamentos equivocados. Sem esses julgamentos errôneos em mente, é natural que relembremos que a pessoa ou situação que aparentemente nos gerou dor, na verdade, são oportunidades de praticar e relembrar o Amor que habita em cada um de nós. Quando enxergamos as pessoas e situações por meio da lente do Aprendizado Espiritual, a sensação de bem-estar tende a crescer.
“somente os seus julgamentos podem te machucar”
Como facilitadora de “Um Curso em Milagres”, desejo que cada vez mais possamos nos conectar com os pensamentos inspirados pelo Amor e me disponho a contribuir no caminho daqueles que sentirem o chamado para o caminho da Paz!