Plant Based: o vegetarianismo estrito
Essa é minha primeira postagem aqui no Eu sem Fronteiras. Estou muito feliz com essa oportunidade e espero conversar bastante com vocês sobre alimentação e nutrição.
Para essa feliz estreia escolhi o tema Plant Based. Muitos documentários a respeito do tema foram lançados no último ano e as dúvidas surgiram. Hoje vamos entender o conceito Plant Based, e nas próximas postagens vou falar sobre todos os temas relacionados.
O Plant Based nada mais é do que uma alimentação à base de plantas, também conhecida como vegetariana estrita. Nenhum alimento de origem animal como carnes (boi, peixe, frango e porco), ovos, leite e derivados entram na alimentação. Também se evita alimentos processados, industrializados com açúcar refinado, corantes e conservantes.
Mesmo assim, essa alimentação está longe de ser restrita, já que estão incluídos todos os alimentos vegetais como cereais, raízes, grão, leguminosas, oleaginosas, frutas, legumes, verduras e hortaliças. É possível criar e elaborar pratos e receitas deliciosas com esses ingredientes.
O conceito Plant Based é bastante amplo. Através da alimentação leva-se o conceito de equilíbrio e uma relação respeitosa com todos que habitam esse planeta: seres humanos, animais e meio ambiente.
Isso porque a agropecuária atualmente é destinada a produção de soja e milho para alimentar o gado que irá produzir carne, gerando grande impacto ao meio ambiente. Já os alimentos de origem vegetal impactam muito menos e suprem as necessidades nutricionais humanas.
Você também pode gostar
Viu só, a alimentação Plant Based pode trazer imensos benefícios a sua saúde, ao planeta e aos animais. Nas próximas postagens vou tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema! Acompanhe.