No “mundo das relações” existem diversos tipos de pessoas: as mais românticas, as mais sexuais, as mais fechadas… e também as assexuais. Mas você sabe o que é uma pessoa assexual? Esse assunto geralmente é visto como um tabu, pois a sociedade é completamente focada nas relações sexuais, por isso costuma descrer de que é possível uma pessoa ter características tão específicas e distintas de tudo o que se considera “normal”.
Alguns pensam que a assexualidade é uma doença, outros que é um desvio de comportamento que precisa de tratamento psicológico e ainda outros simplesmente não dão bola para tal tema que é, sim, muito presente e muito importante na vida de muitas pessoas.
Todos merecem respeito e, para que não haja nenhum equívoco ou julgamento sobre os assexuais, é preciso entender profundamente o que isso significa na vida de uma pessoa. Atente-se ao artigo e entenda de uma vez por todas o que é a assexualidade, quais são as características de uma pessoa assexual e como é ser dessa forma!
Direto ao ponto
O que é a assexualidade?
De forma simples, a assexualidade consiste na falta de atração sexual por qualquer pessoa – ou mínimo/nulo interesse por práticas sexuais. O termo “assexualidade” pode designar uma orientação sexual e também a falta de uma.
A assexualidade é totalmente diferente da renúncia de atividades sexuais e do celibato, condutas motivadas por fatores externos, como diversas crenças que um indivíduo tenha, sejam elas sociais ou religiosas.
Acredita-se que, diferentemente do comportamento sexual, a orientação sexual é constante – ou seja, as pessoas assexuais simplesmente são assim: elas não vão mudar, muito menos precisam de tratamento hormonal ou algo do tipo! Em alguns casos, porém, as pessoas assexuais aderem às atividades sexuais, mesmo sem nenhum tipo de desejo por elas, simplesmente por fatores pessoais, como o sonho de ter filhos ou a vontade de sentir ou proporcionar prazer a alguém.
Aprofunde-se no significado e nas pautas de cada “letra” da sigla LGBTQIA+
O que é uma pessoa assexual?
Uma pessoa assexual é aquela que não se sente atraída sexualmente por ninguém, seja de forma condicional, parcial ou total. Existem muitos mitos que permeiam essa orientação sexual. Para entender realmente o que é uma pessoa assexual, nada melhor do que conhecer alguém que se identifique com essa orientação.
Em uma entrevista dada ao canal Vice Brasil, o advogado Walter Mastelaro Neto, de 31 anos, que se define como um indivíduo assexual, revela que a assexualidade é uma faceta da personalidade de alguém. Ele enfatiza que o sexo não é algo interessante para ele, contudo, afirma que sente tesão, mas por diversas outras coisas, e não pelo sexo em si. Ele afirma, por exemplo, que sente tesão por música e comida.
Muitas pessoas pensam que os assexuais não praticam a masturbação, mas, de acordo com Walter, esse ato de prazer próprio é um desejo e uma consequência biológica que não tem relação com nenhuma outra pessoa ou com o desejo por um terceiro.
Ele ainda afirma que a assexualidade tem algumas facetas principais definidas pelas quatro cores de sua bandeira: a cor preta, que representa o assexual estrito, aquele que não sente atração sexual; a cor branca, que representa o assexual que sente atração sexual em maior ou menor grau; a cor cinza, que representa os assexuais que ainda estão se descobrindo, pois sentem atração sexual em diversas intensidades, mas de uma forma condicional; e a cor roxa, que simboliza simplesmente a união de todos dentro dessa comunidade.
Tipos de assexualidade
- Assexual estrito: é o exemplo mais conhecido pelas pessoas, pois se refere àqueles que não sentem atração sexual em nenhuma hipótese. O sexo simplesmente não faz parte da sua vida.
- Demisexual: são pessoas que só sentem atração sexual pelo outro após criar um vínculo afetivo e se envolver sentimentalmente.
- Grayssexual: só sente atração sexual em alguns momentos, em situações específicas.
- Assexual fluido: seus desejos fluem ocasionalmente, por isso, ora se sente demissexual, ora como grayssexual.
- Frayssexual: pessoa que só sente atração sexual se não há nenhum vínculo afetivo estabelecido.
- Cupiossexual: não sente atração física ou desejo sexual por outra pessoa, mas sente vontade de ter relações sexuais.
Pessoas assexuais e a comunidade LGBTQIA+
Há quem discorde da participação dos assexuais na comunidade LGBTQIA+. Isso porque essas pessoas podem ser consideradas heterossexuais em muitos casos e não sofrem preconceito e discriminação por suas escolhas, como costuma acontecer com as outras siglas do grupo. No entanto, grande parte do público acredita que a comunidade deve abrigar quem foge da norma vigente na sociedade, seja identidade de gênero, orientação sexual, entre outros. Assim como essas outras “categorias”, os assexuais também fogem dessa mesma norma.
Você também pode gostar
Os próprios assexuais querem ser reconhecidos na sigla. Afinal, o grupo é representado pela diversidade de orientações. Além disso, eles buscam por abertura para falar sobre o tema, pois o processo de identificação dessa orientação costuma ser mais demorado e solitário. Portanto, eles buscam pela tarefa de aumentar o acesso a essa informação e tornar o assunto mais visível.
Assexuais famosos
- Victor Hugo, do BBB 20
- Tim Gunn, consultor de moda americano que apresenta realities na TV
- Yasmin Benoit, modelo e escritora inglesa
- Bradford Cox, vocalista da banda The Deerhunter
- Emily Bronte, autora de “O Morro dos Ventos Uivantes”
- Paula Poundstone, comediante
- Sriti Jha, cantora
- Mikey Neumann, youtuber
- David Archuleta, participante do American Idol
Veja algumas curiosidades sobre os assexuais
– Uma pessoa assexual pode se apaixonar! Mas também existem os assexuais que não têm nenhum tipo de interesse romântico; nesse caso, são chamados de arromânticos.
– Alguns assexuais sentem atração sexual somente a partir de alguma condição: quando há algum sentimento envolvido ou quando há algum propósito, como já dito.
– Nem todos os assexuais não praticam o sexo ou não se sentem atraídos sentimentalmente. Tudo varia de acordo com a personalidade de cada pessoa, pois há um espectro extenso dentro do conceito de assexualidade.
– Assexuais namoram! Os assexuais românticos são pessoas que gostam de companhia, de afeto, de amor e de alimentar um vínculo afetivo; contudo, se um assexual estrito iniciar uma relação, é bem provável que nenhum tipo de ato sexual fará parte desse relacionamento.
– A assexualidade não tem origem em um trauma, em uma doença ou em falta de hormônios! Pessoas assexuais simplesmente não têm vontade de sexo, e tudo bem!
Tudo sobre assexualidade:
É preciso quebrar estigmas e tabus sobre a assexualidade, pois ela é muito mais comum do que você imagina. Muitas pessoas no mundo inteiro se questionam sobre o que é uma pessoa assexual ou por que ela é assim, mas saiba que nem tudo precisa de uma explicação. Precisa, sim, de respeito!