Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Empregada Doméstica. Essa data é uma homenagem à Santa Zita, que morreu neste dia. Zita começou a trabalhar como empregada doméstica aos 12 anos de idade. Tornou-se conhecida por ser muito generosa com os pobres, por isso, foi declarada Santa das empregadas domésticas.
Elas são as profissionais responsáveis por limpar e organizar o lar, preparar as refeições, por vezes fazer o supermercado para a casa, entre muitas outras tarefas. Ajudam a manter o bom funcionamento de uma residência.
Com a Cinesiologia Quântica, tanto atendo os patrões como muitas empregadas domésticas, vou citar “de lembrança” algumas conversas que já ouvi — mantendo a ética profissional, não vou citar nomes para não constranger ninguém:
Patroa – “Quando chego em casa depois de um dia de trabalho exaustivo e vejo algumas coisas fora do lugar, fico muito irritada. Já falei que é para deixar tudo na mesma posição que eu coloquei, mas sempre têm coisas um pouquinho mais pra lá ou um pouquinho mais para cá, parece que não entende o que eu falo. Mas continuo com ela, porque é de confiança”.
Patroa – “Ela trabalha comigo há 19 anos. Praticamente foi ela quem criou minhas 3 filhas enquanto eu trabalhava, lhe sou muito grata. Só que agora ela já se sente tão de casa que quer fazer as coisas do jeito dela e não como eu realmente preciso que faça”.
Patrão – “Moro sozinho numa casa, tenho uma diarista que trabalha na faxina uma vez por semana. Mas me sinto culpado por ter outra pessoa cuidando da faxina, é a minha casa, eu quem devia cuidar dela. Para amenizar a culpa, ajudo a diarista, aspiro o pó, pego o rodo e já vou passando o pano. Ela diz que fica com vergonha, que tinha que fazer tudo sozinha, afinal, é paga para isso. Mas eu me sinto melhor ajudando-a”.
Diarista – “Como assim, você está me pagando o 13º salário? Mas eu nem sou registrada. Fiquei até emocionada. Nunca recebi 13º salário”.
Empregada doméstica – “Gosto da minha profissão, não tenho medo de trabalho. Fiz um curso de organização da casa para tornar meu trabalho ainda mais eficiente”.
Você também pode gostar
A relação entre patrões e empregadas precisa ser mais harmoniosa, afinal, um ajuda o outro. Parabéns às empregadas domésticas, se amem, se valorizem. Obrigada pelo valoroso trabalho que vocês realizam.