Meus caros estudantes, uma reflexão simples, mas cheia de amor para todos vocês.
Temos todos a experiência de infinitas vidas dentro de nós, com algum exercício, podemos encontrar as respostas que queremos para todas as perguntas. E por isso eu pergunto-me todos os dias ao acordar: O que posso ensinar? O que posso fazer hoje?
Cada um de nós é um mestre. E cada um de nós sabe algo que só a gente sabe, mais ninguém. Cada mestre está em busca de um significado neste plano e neste universo, por isso, o que eu, que sou um só, posso fazer pelas diferentes pessoas e pelos diferentes questionamentos que encontro no meu dia?
Você pode achar que essa é uma reflexão complicada, mas só se estiver vendo isso de fora de si mesmo ou de si mesma. Volte-se para si, só por um momento, esqueça os outros, esqueça tudo que não seja você. Coloque o ego para fora e feche a porta, só por um instante.
Quando eu me olho no espelho, vejo 2 pessoas, eu mesmo em essência e a minha aparência para o mundo exterior. Tendemos a olhar mais para o que somos no exterior e isso faz parte do ego. Quando olhamos para nossa essência, vemos sem os julgamentos, sem o ego e sem “os outros”. Pegue nas mãos dessa essência por um instante apenas e reflita o que essa essência, seu ser primordial pode fazer pelos outros? Neste momento você descobre a maravilhosa verdade: Nada. E tudo ao mesmo tempo!
Quando, em essência, eliminamos todas as impossibilidades e todas as obrigações. E neste momento descobrimos nossa verdade. Se todos somos assim, o que eu posso ensinar que o outro, ou “os outros”, já não sabem? Nada. E tudo ao mesmo tempo. Tudo que precisamos e que “os outros” precisam é lembrar.
Lembrar da nossa essência, de quem somos sem a imagem ilusória do exterior, sem o que “os outros” dizem que somos. Sem espelhos, só o que é e o que somos. Complicou?
Talvez o que se espera de nós é que indiquemos o caminho. Isso não pode acontecer. Não sei qual é o melhor caminho para você, o que posso o ajudar é ensinar alternativas. Poxa, uma resposta tão óbvia, o que eu ensino são alternativas? Alternativas para quem? Para o que? Sobre qual ponto de vista? Qual ponto de partida? E aonde se quer chegar? Qual o destino?
Meus queridos, o que posso os ensinar nunca serão respostas, mas perguntas. As respostas são só nossas, e nossa essência é sábia para responder essas perguntas. Você sabe perguntar? Sabe questionar? Sabe ensinar “os outros” a perguntarem para você o que você mesmo quer saber?
Se você aprender a perguntar, questionar e refletir, seu caminho se abrirá plenamente.
Você também pode gostar
- Descubra onde encontrar o verdadeiro conhecimento
- Saiba mais sobre a filosofia no dia a dia e aplique-a
- Aprenda a diferenciar o que é o ego e o que é consciência
Se você prefere saber as respostas e não as perguntas, está vivendo na ilusão “dos outros”. A resposta deles, tudo que é deles, não será completamente seu.
Nunca?
Nunca.
Nem cá, nem lá.
Podem se encontrar, mas não para sempre.
As perguntas podem ser as mesmas, mas as respostas diferentes.
Sempre?
Não. Na maioria das vezes, sim.
O que precisamos aprender?
Tantas coisas…
O que você precisa? Sabe responder?
Sim, siga.
Não, pergunte-se…
—
“Toda energia é troca.
Toda luz aquece.
Todo Amor é Amor!”