Embora a paz mundial e a compreensão entre as nações sejam dois princípios almejados por todo mundo, esses dois conceitos nunca foram aplicados nos povos. Desde o início da história, países com mais armamentos e com mais navios ocuparam territórios estrangeiros, escravizaram pessoas, provocaram o genocídio de diferentes populações e rejeitaram qualquer ideia de que as pessoas devem se unir de forma pacífica.
A necessidade de manter a soberania e o poder sobre um povo ou sobre outras pessoas sempre conduziu os comportamentos e os pensamentos da sociedade mundial, sem abrir espaço para a diversidade de crenças, para o diálogo entre as culturas e, acima de tudo, para o respeito às variadas formas de interpretar a realidade.
É o desejo pelo poder que leva à permanência de estereótipos de gênero e de raça, o que estimula os conflitos entre pessoas diferentes, que preserva o preconceito e a desigualdade como bases constituintes de uma sociedade. Uma pessoa sempre deseja ser mais do que a outra, ter mais do que a outra.
Se os grandes líderes mundiais adotam esse tipo de comportamento, é compreensível que as pessoas de cada nação também o façam. Reinam a intolerância, o ódio e a exclusão. Qualquer gesto que poderia demonstrar vulnerabilidade ou fraqueza, na concepção da sociedade, deve ser repugnado e considerado inadequado.
Por isso muitas pessoas vivem com o coração algemado. Recusam os sentimentos que fluem por elas, sufocam os pensamentos solidários e altruístas e lutam para serem as melhores em tudo, torcendo para que os outros sejam sempre piores. É claro que existem pessoas que desalgemaram o coração, mas como elas fizeram isso?
Libertar o próprio coração para sentir novamente é um processo longo. A maioria das pessoas com coração algemado ainda pode acreditar que esse é um processo desnecessário e enfraquecedor. No entanto é somente a partir dessa libertação de sentimentos que será possível conquistar aquilo que a humanidade tanto almeja, mas não faz qualquer esforço para conseguir: paz e amor.
O primeiro passo para desalgemar o coração é adotar o perdão como um comportamento a ser seguido na maioria das situações. Deixar de perdoar uma pessoa por um erro cometido é como dizer que todos deveriam ser perfeitos, é como afirmar que seres humanos não devem errar e que precisam ser punidos para sempre quando o fazem. Todas as pessoas erram e estão sujeitas ao erro.
Trazer o perdão para a sua vida é aceitar as imperfeições da humanidade, compreender que as pessoas podem se arrepender do que fizeram e crescer. Recusar desculpas para uma pessoa só irá gerar ódio, ressentimento, rancor e decepção. Sim! Uma pessoa que pede desculpa e não recebe o perdão também se decepciona com quem não a perdoou.
Na próxima vez em que uma pessoa cometer uma falha, em vez de julgá-la e reprimi-la, experimente perdoá-la por isso. Existem situações nas quais o perdão é difícil, e é nesses momentos que você provará que realmente entendeu o sentido de perdoar. Perdoar um erro simples não exige qualquer esforço, mas perdoar uma falha maior é uma prova de amor e de carinho.
Um coração desalgemado perdoa e compreende os erros. Esse coração é capaz de ajudar as outras pessoas a crescer e a mudar para melhor. Mas um coração desalgemado não se manifesta somente por meio do perdão. A gratidão é outro conceito que preenche um coração livre para sentir.
Quando uma pessoa agradece por algo que ela tem ou por algo que alguém fez, ela demonstra que é capaz de reconhecer as partes boas da existência. Em alguns casos, pode ser até mesmo um exercício de humildade, caso ela tenha dito para alguém que não entendia algum tema e a pessoa explicou. Agradecer é uma forma sincera de demonstrar que você valoriza as pessoas e o que elas podem oferecer ao mundo.
Para colocar a gratidão em prática, você deve ter em mente que as boas ações não devem ser feitas esperando uma recompensa. Agradeça a outra pessoa considerando que ela fez algo positivo simplesmente porque ela sentiu que deveria, não porque ela vai pedir alguma coisa em troca. O coração desalgemado atua pelo bem, nunca considerando a recompensa dos seus atos.
Você também pode gostar
- Perdoe-se pelos seus erros depois de ler este artigo
- Agradeça pela vida que você tem e espalhe amor por onde passar
- Cure o mundo com atitudes que começam dentro de você
Quando você ouvir um agradecimento, deixe seu coração se preencher da alegria que ele tanto quer sentir. Perceba como é gratificante fazer algo por alguém sem imaginar o que essa pessoa fará para retribuir. Uma palavra é suficiente para demonstrar todo o reconhecimento pela sua atitude positiva.
Observe que você não precisa ter uma religião ou seguir determinada cultura para desalgemar o seu coração. O ódio tomou conta do mundo e o poder cega as pessoas, mas você pode vencer esses dois inimigos com amor e com paz. Reconheça os defeitos das pessoas e as suas falhas, peça perdão e conceda o perdão. Agradeça por aquilo que lhe faz bem e saiba receber agradecimentos sem esperar nada mais que isso em troca das suas atitudes. Dê uma chance para o seu coração se desalgemar!