Do sânscrito “fixação”, ou “fecho”, bandha é o nome do conjunto de técnicas usadas no hatha yoga. São contrações de áreas específicas do nosso corpo que estão diretamente relacionadas aos centros de energia vital e canalizadores de fluxo energético, os chakras. São elas que, se acionadas corretamente, colocam a prática do hatha yoga em pleno funcionamento. É uma ativação muscular que coloca todo o corpo em harmonia.
São quatro os bandhas principais: jalandhara (contração/ativação da garganta), uddiyana (contração/ativação do abdômen), mula (contração/ativação do assoalho pélvico) e jihva (contração/ativação do céu da boca com a língua). Além destes, no hatha yoga existem outros bandhas combinados utilizados em determinadas meditações e posições.
Na prática, os bandhas são uma espécie de mecanismo de segurança para a realização de técnicas respiratórias e posturas feitas durante a prática. Fisicamente, se ativados corretamente, os bandhas evitam dores e problemas posturais, pois mantêm o corpo aquecido; já no campo energético são usados para direcionamento de energia e concentração do fluxo energético. A ativação correta dos bandhas também promove diversos benefícios à saúde do praticante como no sistema endócrino, funcionamento dos órgãos, sistema nervoso e obviamente na saúde da mente, que se torna mais focada e apta para a concentração.
O ideal é que ao longo da prática, as pessoas possam ativar os bandhas durante atividades cotidianas, pois o benefício vai além do hatha yoga. A ativação torna nosso corpo físico mais atento e mais inclinado a agir e raciocinar corretamente, tornando mais harmoniosa toda a vivência consigo mesmo e com o mundo externo.
Dos citados acima, dois bandhas são considerados primordiais para uma prática correta da hatha yoga. Saiba abaixo como ativá-los:
– Mula bandha
Significa algo como “fecho da raiz” e é a contração e elevação do assoalho pélvico.
Para ativar o mula bandha, deve-se contrair a musculatura dos esfíncteres do ânus e da uretra e depois acionar de forma sutil a elevação destes músculos. Inicie treinando a ativação desta contração com espaçamentos de tempo entre elas e, aos poucos, tente mantê-la por períodos cada vez mais longos.
– Uddiyana bandha
Significa “fecho do fluxo ascendente” e é a contração abdominal que direciona o fluxo energético para cima.
Você também pode gostar:
O Uddiyana bandha é ativado contraindo-se a musculatura abdominal, principalmente a região do umbigo, como se quiséssemos colocar esta área um pouco para dentro e para cima. Assim como na bandha acima, faça isto por curtos períodos e vá aumentando o tempo de contração até que se sinta seguro; quando conseguir integrar o movimento à respiração, o objetivo foi alcançado e o movimento está sendo feito de forma correta.
Contraindo e ativando os dois bandhas simultaneamente, você perceberá uma melhora no seu cotidiano com o correto redirecionamento da energia vital em seu corpo.
- Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.