Como o próprio nome diz, cosméticos cruelty-free são aqueles livres de crueldade, ou seja, não são feitos testes em animais.
Milhares de indústrias de cosméticos e farmacêuticas no mundo todo acabam submetendo animais domésticos a diversos tipos de testes laboratoriais e químicos.
A desculpa dessas empresas é que os testes são importantes para fins científicos, e essenciais para que os produtos ou medicamentos possam ir para as prateleiras de supermercados, farmácias e lojas.
Porém, esses testes são desumanos. Isso porque, na maioria das vezes, eles são realizados sem nenhum tipo de anestesia, tornando o procedimento muito dolorido para os animais, causando uma vida toda de sofrimento intenso e em muitos casos, levando à morte imediata.
Diversos países possuem empresas que testam seus produtos de diversas maneiras, mas aboliram o teste em animais. Elas ainda criaram um selo de identificação que pode ser encontrado na embalagem de cada produto. O selo tem a figura de um coelho, um símbolo de proibição e vem sempre acompanhado do termo ‘cruelty-free’.
Você também pode gostar
O Ministério da Saúde é o responsável pela regulação desses produtos, e dos demais.
Escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.