Você já parou para pensar no que os cosméticos industriais causam à sua pele? Imagine a seguinte situação: se alguma coisa faz bem para você, com certeza ela fará bem à sua pele. Concorda? É meio lógico definir que se você não pode ingerir algo, então isso significa que talvez isso não seja tão saudável como você imagina.
Todos sabemos que a pele é o maior órgão do corpo humano, apresentando diversas funções, como proteção, impermeabilização, sustentação, comunicação e ainda é um órgão de assimilação. Tudo o que passamos na pele é absorvido com uma rapidez surpreendente, e isso significa que, em poucos instantes, qualquer coisa que passarmos sobre ela circulará na nossa corrente sanguínea – grandes exemplos disso são os medicamentos feitos em adesivos, como anticoncepcionais, anti-tabagismo e alguns emagrecedores.
Os cosméticos produzidos por indústrias são compostos por inúmeros produtos químicos sintéticos, entre derivados do petróleo, e não é preciso dizer muito para saber que esses ingredientes causam muitos danos às nossas células. É comprovado que alguns produtos responsáveis pelas fragrâncias irresistíveis, pela conservação do produto e pela espessura, por exemplo, estão diretamente relacionados a doenças – de alergias e irritações, dores de cabeça e até mesmo o câncer, além de causarem um considerável impacto no meio ambiente e na fotossíntese da flora.
Muitos produtos podem parecer inofensivos, como é o caso dos óleos para bebês, mas, por ter em sua composição o óleo mineral, derivado do petróleo, eles podem impossibilitar a pele de respirar.
É claro que o cenário perfeito seria que todo mundo usasse apenas cosméticos naturais, mas sabemos que extinguir o uso dos industrializados é muito difícil. Porém, é possível usá-los de maneira mais consciente e também produzir cosméticos naturais em casa. Veja algumas dicas:
1. Hidratante para o corpo
No lugar de loções e cremes prontos, inove a forma de hidratar a sua pele usando um óleo vegetal de sua preferência. As opções variam entre azeite extravirgem, óleo de amêndoas e semente de uvas. Esses óleos possuem grande teor de vitaminas e são capazes de deixar a pele muito mais saudável.
Obs: você não ficará com cheiro de tempero de salada.
2. Batom vermelho natural
Para fabricar o seu batom em casa, você precisará de:
– 1 colher de chá de cera de abelha (você pode encontrar facilmente em lojas de ingredientes específicos para cosméticos);
– 1 colher de chá de óleo de amêndoas ou de azeite de oliva extravirgem;
– 1 colher de chá de manteiga de amêndoas ou de karité;
– 2 colheres de chá de pó de beterraba.
Modo de preparo:
– Ponha os ingredientes em um recipiente próprio para microondas – com exceção da beterraba. Coloque o recipiente no aparelho e, em intervalos de 30 segundos, aqueça até que todos os ingredientes fiquem derretidos. Misture bem.
– Coloque as duas colheres de chá do pó de beterraba. Se você achar que a cor ficou fraca, adicione mais. Misture bem todos os ingredientes até chegar na cor de sua preferência.
– Escolha um recipiente para guardar o seu batom natural, pode ser uma embalagem velha higienizada ou um potinho pequeno de cosméticos por exemplo. Coloque a mistura no recipiente escolhido e deixe endurecer – pode ser em temperatura ambiente ou dentro da geladeira. Pronto!
3. Rímel de argila
Produzir uma máscara de cílios utilizando argila é uma tarefa mais simples do que você imagina. Você precisará de:
– 5 colheres de chá de argila (cor de sua preferência);
– 1/4 de colher de chá de glicerina vegetal;
– 10,5 ml de água;
– 1 pitadinha de goma de guar.
Modo de preparo:
– Em uma tigela, coloque uma pitada da goma de guar. A goma tem a função de engrossar e estabilizar a máscara. Em seguida, pegue as colheres de argila e misture com a goma.
– Em seguida, adicione os ingredientes líquidos. Mexa bem até que a mistura fique homogênea. Se você achar que ficou muito difícil de misturar, acrescente mais água de pouco em pouco. Se você colocar água demais, a máscara ficará líquida.
– Coloque a máscara em um tubo completamente higienizado para evitar a proliferação de bactérias e, de preferência, faça uma receita nova de 3 em 3 meses.
4. Desodorante caseiro
Evite as substâncias químicas contidas nos desodorantes comuns e faça o seu em casa!
Ingredientes:
– 1/4 de xícara de chá de amido de milho;
– 1/4 de xícara de chá de bicarbonato de sódio;
– 6 colheres de sopa de óleo de coco;
– Um óleo essencial de sua preferência.
Modo de preparo:
– Em um recipiente, misture o bicarbonado e o amido. Acrescente o óleo de coco e misture. Não é obrigatório, mas, se você quiser aromatizar o seu desodorante, adicione óleos essenciais.
– A mistura deve ser colocada em qualquer pote que tenha tampa, ou em um antigo potinho de desodorante vazio e higienizado.
5. Esfoliante de gengibre
O gengibre é uma raiz que beneficia de inúmeras formas a pele. Para fazer um esfoliante com esse ingrediente precioso, você precisará de:
– 1/3 de xícara de chá de óleo de coco;
– 1 colher e meia de sopa de gengibre picado;
– 1/4 de xícara de chá de óleo de amêndoa ou girassol em temperatura ambiente;
– 3/4 de xícara de chá de açúcar cristal;
– 1/4 de xícara de chá de sal refinado;
– Óleos essenciais se você quiser.
Modo de preparo:
– Aqueça em fogo baixo, por cerca de 5 a 12 minutos, o óleo de coco e os pedacinhos de gengibre. Retire a panela do fogo, passe a mistura ainda quente por um filtro de café ou por um coador bem fino e misture o outro óleo frio. Espere até que a mistura fique em temperatura ambiente;
– Adicione o açúcar, o sal, e os óleos essenciais se você quiser aromatizar o esfoliante. Para esfoliar a sua pele, passe a mistura e deixe ela descansar por aproximadamente 5 minutos. Deixe um pano úmido com água morna descansar por 1 minuto em cima da área do seu corpo que está com a mistura, e em seguida, limpe-a. Enxague até que todo o óleo seja completamente removido.
6. Demaquilante natural
Chega de passar cosméticos que fazem a sua pele arder na hora de remover a maquiagem! Use óleo de coco ou de amêndoas para tirar a make! Pegue um algodão, umedeça com algum desses dois óleos e passe para remover os produtos do seu rosto. Em seguida, lave a face com bastante água. Não se preocupe, usar esses ingredientes não fará com que a sua pele fique oleosa, mas saiba que ela ficará extremamente hidratada!
7. Blush natural e vegano
Essa receita é incrivelmente simples e o melhor de tudo: você pode até comer esse blush! Os ingredientes são fáceis de se encontrar e você ainda poderá usá-los para fazer uma jantinha! Você precisará de:
– 1 colher de chá de pó de beterraba;
– 1 colher de chá de hibisco;
– 1 colher de chá de pó de cúrcuma;
– 1 colher de chá de pó de argila rosa;
– 1 colher de chá de gengibre em pó;
– 1 colher de chá de noz moscada;
– 1 colher de chá de amido.
Modo de preparo:
– Tudo o que você precisa fazer é misturar os ingredientes aos poucos para chegar à tonalidade que você deseja. O gengibre serve para dar brilho e o amido para clarear um pouco mais o seu blush. A dica é começar com os pós mais claros para chegar com mais facilidade ao tom que você deseja!
8. Cera depilatória
Esta receita é bem doce, acredite! O principal ingrediente dela é o açúcar. Você precisará de:
– 250 ml de açúcar refinado;
– 1/4 de xícara de chá de suco de limão tahiti ou siciliano;
– 1/4 de xícara de chá de água;
– Folhas para depilação.
Modo de preparo:
– Em fogo médio, derreta o açúcar até que uma calda caramelizada seja formada. Adicione a água e o suco do limão e mexa bastante até que a mistura fique homogênea – demorará aproximadamente 20 minutos. Em seguida, desligue o fogo e espere alguns minutinhos até que a cera fique em temperatura morna. Você pode guardá-la em um recipiente de vidro com tampa pra que fique conservada.
Como usar:
Com uma espátula, passe a cera na pele limpa e seca, movimentando-a sempre no sentido em que o pelo cresce. Estique bem a pele e aplique a folha sobre a cera. Espere alguns segundos e, na hora de retirá-la, puxe rapidamente, no sentido oposto ao do crescimento dos pelos.
Você também pode gostar
- Saiba o que são cosméticos Cruelty Free
- Conheça a diferença entre óleo e essência nas terapias
- Atente-se às substâncias tóxicas contidas em cosméticos
9. Esmalte
Não é de hoje que sabemos que os esmaltes causam danos à saúde das unhas. Esta receita de esmalte natural é perfeita para manter as unhas lindas e saudáveis. Você precisará de:
– Qualquer alimento em pó que apresente coloração forte (beterraba, açafrão, salsa, etc);
– 1/2 colher de sopa de argila branca em pó;
– 1 colher de sopa de azeite extravirgem;
– Se quiser brilho, utilize pó de mica até que o brilho desejado seja obtido.
Modo de preparo:
– Misture a argila e o azeite em um recipiente de vidro, até que uma massa homogênea seja formada;
– Acrescente o pó de alimento da sua escolha, e mexa bem até que a mistura se torne uma pasta lisa;
– Adicione o pó de mica para dar brilho;
– Transfira o esmalte para um recipiente de vidro fechado e pronto! O seu esmalte caseiro pode ser usado!
10. Máscara capilar de babosa
A babosa é muito famosa por apresentar propriedades que regeneram tecidos. Ela tem os poderes de hidratar, de restaurar e de dar brilho aos cabelos. Para essa máscara, você precisará apenas de uma folha de babosa! Corte-a no sentido longitudinal, retire toda a polpa com uma colher e bata por cerca de 2 minutos no liquidificados. Espalhe toda a polpa pelos fios dos cabelos limpos e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos, usando uma touca térmica se possível. Após este tempo, enxágue!
Observação: todas as dicas dadas podem ser utilizadas em todos os tipos de pele. Tanto o blush quanto o batom, podem ser feitos em tonalidades específicas para adaptar-se à cor de pele desejada!