Na escola em que ministro aulas, como está acontecendo a campanha Setembro Amarelo, na semana passada, em sala de aula, pedi para os meus alunos dos oitavo e nono anos que respondessem a seguinte pergunta numa prova: “O que torna a vida bela?”.
Em seguida, distribuí para cada um deles uma caneta e uma folha de papel almaço. Depois, informei-os que teriam de vinte a trinta minutos para terminar a atividade. Leia a seguir algumas respostas.
“O que torna a vida bela é saber que você é amado, principalmente por seus familiares. Sem amor a vida não teria nenhum sentido”. “Ver as coisas boas da vida, como, por exemplo, os nossos pais, familiares, amigos com saúde, trabalho e dinheiro no bolso, isso tudo torna a vida bela”.
“O dinheiro torna a vida bela. Com dinheiro somos poderosos, belos, fortes e bonitos, sem dinheiro não somos nada nessa vida”. “A família torna a vida bela. Quem tem uma família tem tudo na vida. A nossa família é o nosso maior tesouro, o nosso maior presente de Deus”.
“Sair com a família, passear, conversar com os colegas, andar de bicicleta, jogar bola, tudo isso me deixa extremamente feliz”. “O que torna a vida bela é a atitude de quem se doa, são os braços de quem ajuda, é a comida pouca que alguém divide, é o pão que mata a fome”.
“O que torna a vida bela é a comida. Nunca vi ninguém com fome feliz. Quando eu estou com fome eu fico estressada. A comida me deixa feliz”. “A saúde torna a vida bela. O senhor já viu alguém doente, num hospital feliz? Não, né?! A saúde é tudo. Sem saúde não somos nada”.
“O que me deixa extremamente feliz é quando eu estou com os meus amigos, conversando, batendo papo, gravando vídeos para as minhas redes sociais”. “A vida seria muito triste sem às redes sociais. Eu agradeço a Deus todos os dias por ter nascido nessa época, das novas tecnologias”.
“A música torna a vida bela. Se não existisse música, a vida seria horrível. Eu gosto muito de música, professor! A música me alegra”. “O que torna a vida bela é a solidariedade, o acolhimento do outro, é distribuir sopa, é servir voluntariamente àqueles que necessitam de nossa ajuda”.
“Os projetos pessoais tornam a vida bela. Quem não tem sonho não tem nada nessa vida. A beleza da vida consiste em lutar por nossos sonhos”. “O respeito é a beleza da vida. Conviver com o outro que é diferente de mim, que pensa diferente de mim, respeitá-lo é o segredo da vida”.
“A vida não é bela, professor Lemos! A vida é muito injusta, isto sim! Como eu posso dizer que a vida é bela se tem muita gente passando fome?”. “O que torna a vida bela é o dinheiro. Com dinheiro eu compro tudo, até mulher. Sem dinheiro não somos nada, nem mulher temos”.
“A dança torna a vida bela. Eu gosto muito de dançar. Quando estou dançando, tudo se transforma, sinto-me feliz”. “Os livros tornam a vida bela. Quando estou lendo, consigo me transportar para lugares fantásticos, justo, belos. Eu já li muitos livros bons e histórias lindas, professor Lemos”.
“A amizade torna a vida bela. Ter amigos verdadeiros é muito bom. Eles nos ajudam quando a gente mais precisa”. “O que torna a vida bela é o amor. O meu namorado, por exemplo, me deixa super feliz. Quando estou do lado dele, eu sou a pessoa mais feliz do mundo”.
“O que torna a vida bela é ter dinheiro para comprar o que quiser, é poder ajudar os parentes, comprar uma casa para a minha mãe, ser rica”. “O que torna a vida bela é poder viver bem, é ter um bom relacionamento com os familiares e amigos, ter uma boa casa, um bom emprego”.
Você também pode gostar:
“O que torna a nossa vida bela é a fé. Não adianta a gente ter dinheiro, uma boa casa, saúde e não ter Deus no coração, o senhor não acha?”. “O que torna a vida bela é a capacidade que o ser humano tem de se reerguer, de evoluir diariamente, de superar os desafios”.