Quantas vezes você já bocejou hoje? Agora, responda: quantas horas dormiu essa noite? E durante a noite anterior? No último mês, você descansou o suficiente? Não se engane: dormir é parte muito importante da vida – apesar de muitas pessoas acreditarem ser perda de tempo, ou até mesmo desnecessário, ou inútil.
Dormir é extremamente importante. É por meio desse ato que o nosso organismo recupera suas forças e nossas habilidades. Por exemplo: estudos comprovam que uma noite mal dormida pode ser responsável por pequenas perdas de memória recente, acidentes de carro, acidentes domésticos, tonturas, dores de cabeça, alterações de humor e cansaço excessivo, além de outros sintomas.
E se uma noite mal dormida pode causar tudo isso, já imaginou o que dormir pouco por um longo período (como um mês, um ano ou toda a vida) pode causar?
Confira os principais consequências de uma noite mal dormida:
Estudos norte-americanos revelam que aqueles que dormem menos de seis horas por noite têm quatro vezes mais chances de ficar doentes quando comparados às pessoas que dormem sete horas ou mais por noite.
Mas não pensem que isso se trata apenas de gripes e resfriados. O sono (aliás, a falta dele) pode aumentar potencialmente as chances de doenças perigosas, como diabetes e problemas cardiovasculares. Então, que tal analisar se está dormindo bem? Abaixo, listamos sintomas que mostram que você não está dedicando tanto tempo ao seu sono como deveria. Vamos conferir?
Insônia
Pode parecer loucura, mas dormir pouco pode causar insônia. Isso acontece por causa dos picos de insulina que seu corpo precisa produzir para tentar se manter muitas horas acordado. É claro que, logo após o período de insônia, o cansaço baterá forte em você!
Ganho de peso
Notou ganho de peso ultimamente? Isso pode estar ligado a noites mal dormidas. Dormir bem ajuda a manter o metabolismo funcionando normalmente, além de trabalhar em um ritmo desacelerado. Em outras palavras: você gasta calorias enquanto dorme, mas, além disso, o seu organismo trabalha de forma mais lenta, para se recuperar do dia que passou, tornando-se preparado para suportar o próximo dia que virá.
Se você não dormir direito, esse processo não acontecerá da forma que deveria e, consequentemente, seu metabolismo se tornará mais lento, metabolizando menos calorias do que conseguiria se estivesse em ritmo normal.
Perda de memória
Episódios de perda de memória são muito comuns em pessoas que não dormem bem. Dormir pouco exige muito do nosso cérebro e, com isso, ele pode apresentar falhas. A memória é rapidamente atingida, nesse caso. Basta apenas uma noite mal dormida para você se esquecer de abastecer o carro, de fazer aquela ligação importante ou de seus compromissos do dia seguinte, por exemplo.
Imunidade baixa
Já foi dito no começo do texto: dormir mal prejudica o organismo de diversas formas, principalmente no que diz respeito a contrair doenças. O sistema imunológico fica enfraquecido, tornando seu organismo um prato cheio para vírus e bactérias se alojarem.
Alterações de humor
Alterações de humor são corriqueiras em alguém que não dormiu bem na noite anterior. É aquela velha história de estar bravo e irritado sem motivo. Mas nem sempre a alteração de humor se apresenta em forma de raiva ou irritação. Pode, na verdade, apresentar-se de qualquer maneira: alguém feliz ficando melancólico, alguém alegre ficando raivoso, ou de qualquer outra forma. E, se essa instabilidade persistir, o diagnóstico de depressão, ansiedade e outras doenças psíquicas podem se tornar uma realidade no futuro dessa pessoa.
Você também pode gostar
Lembre-se de que, segundo especialistas, cada pessoa deve dormir de seis a 10 horas por dia, em média, para se manter saudável. É importante conciliar o sono com outros hábitos saudáveis, como alimentar-se adequadamente e se hidratar sempre, ingerindo bastante água. Seja saudável, durma bem e conheça o seu verdadeiro potencial!