Espiritualidade Ho'oponopono

O significado do Ho’oponopono: aprofunde-se nessa técnica de perdão

Imagem de um homem de braços abertos em cima de uma pedra e mostrando o céu arroxeado ao fundo
SnapwireSnaps de pixabay /Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sente que precisa fazer as pazes com o passado para poder seguir em frente, fechando as feridas emocionais e espirituais de ações e pensamentos que geraram sofrimento e muito ressentimento em sua vida? Talvez o Ho’oponopono seja a prática ideal para essa missão.

Se você nunca ouviu falar, trata-se de uma filosofia milenar originária do Havaí, praticada por antigos povos nativos — os kahunas, ou sacerdotes de cura, que tinham conhecimento do mundo espiritual e traziam soluções para problemas por meio da reconciliação e do perdão.

O termo ho’oponopono significa, em tradução livre, “corrigir um problema e colocar tudo em ordem”: “Ho’o” = “causa”; “ponopono” = “acertar; corrigir; revisar; ajustar”. A versão atual, desenvolvida pela xamã havaiana Morrnah Nalamaku Simeona, é praticada individualmente, por meio da nossa conexão com nosso eu interior, permitindo um alinhamento mental e espiritual e trazendo paz e autoperdão.

Ho’oponopono é religião?

Apesar de estar ligado à nossa espiritualidade, sendo, inclusive praticado por meio de oração e mantra, o Ho’oponopono não é uma religião. É uma filosofia que se estabelece mais como uma técnica de autoajuda, capaz de acessar nosso subconsciente e romper padrões limitantes de pensamentos, emoções e comportamentos.

Essa prática nos chama à responsabilidade quanto a tudo o que acontece em nossa vida, ensinando-nos a compreender nossos sentimentos e emoções, para buscar a cura por meio da idealização de uma solução para cada problema, seja arquitetado em nossa mente, seja resultante de nossas ações. Tudo isso é feito por meio da compaixão e visando ao perdão e à limpeza da alma.

O poder das palavras

É aí que entram a oração e o mantra Ho’oponopono e a força de cada palavra que os compõe. As quatro frases centrais da oração formam o famoso mantra, que pode ser entoado a qualquer momento de nossa rotina, sem grande necessidade de preparação. Veja o que cada uma delas significa e perceba o poder que elas exercem em nosso interior:

  • Sinto muito – representa a humildade em reconhecer a própria responsabilidade por seus atos e os efeitos deles.
  • Perdoe-me – é uma frase que liberta, seja porque pedimos perdão a outra pessoa, seja porque pedimos a nós mesmos.
  • Eu te amo – demonstra a nossa vontade de ser a nossa melhor versão e oferecer ao mundo o sentimento mais puro e poderoso que existe.
  • Sou grato – representa a aceitação de todas as coisas da vida, com a alma agradecida, e plenamente feliz por tudo o que temos, sem julgamentos, comparações ou apego.

Experimente entoar esse mantra — “Sinto muito. Perdoe-me. Eu te amo. Sou grato.” —, em voz alta ou apenas mentalizando, e veja a mudança acontecer em sua vida. O poder de mudança está em suas mãos… ou melhor, em suas palavras!

Você também pode gostar

Se você ainda não conhecia essa filosofia milenar e tão sábia, procure saber mais sobre ela. Aqui, nos conteúdos do Eu Sem Fronteiras, temos um material minucioso, com tudo sobre o tema, bem como várias formas de praticar, atendendo a propósitos distintos. Se já conhecia, aproveite para compartilhar este artigo com alguém que você conheça. Quem sabe não era disso que essa pessoa precisava para encontrar a reconciliação emocional e espiritual que ela tanto desejava?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br