Comportamento

O silêncio e o contato com a natureza

Homem de costas num pôr do sol.
mohammad alizade / Unsplash

“Melhor me torno ao ouvir do que ao falar,
Aprendo no silêncio do que no alardear certezas,
Melhoro observando do que se expondo”

O contato com a natureza nos leva aos porões da consciência, bem como a um toque na sensibilidade, nos detalhes que podem sentir Deus no silêncio da natureza. Nossa geração está muito presa nas coisas artificiais e tecnológicas, sem tempo sequer para olhar para o céu. Por todas as partes, pessoas apressadas, estressadas, exaustas por causa de seus compromissos. Isso faz com que não haja tempo para viver a vida.

Tudo isso, toda essa natureza é um presente divino, então precisamos viver isso. O que é a vida? O que é viver? A vida está presente em tudo que há no planeta e fora dele. A vida se encontra no solo, na terra, sim; nós nos alimentamos de vida. Tudo que comemos e tocamos, tudo possui vida.

A natureza possui uma canção própria no silêncio que vai direto ao encontro da sua alma. Sim, o silêncio na natureza, ao ser observado por você, é como uma massagem em seu cérebro: desintoxica de toda poluição sonora, mental e visual. É uma verdadeira terapia para o equilíbrio da alma e da mente. Estudos científicos apontam que meditar diante do verde da natureza, em silêncio ou com um fundo ambiente de música, faz com que você tenha leveza e aumente seus anos de vida, se praticado com alguma frequência.

Pena branca num rio.
Andraz Lazic / Unsplash

A natureza é, para nós, seres humanos, cuidar. É responsabilidade minha e sua preservar a natureza à nossa volta.

O silêncio diante do sagrado, isto é, observar em silêncio a chuva que cai sobre a floresta, sobre o campo, montanhas e rios, é ter contato direto pela meditação com Deus.

Deus não precisa de gritos, clamores e vaidades espirituais em palcos, não! Deus está em você, na sua consciência pura, limpa, sem necessidade de gurus pregadores da moral.

Você também pode gostar

O silêncio é tudo de bom, sem necessidade de absolutamente nada nem de ninguém nesses momentos em que precisamos estar a sós conosco. Existem muitas coisas que podemos aprender com o silêncio na natureza, porém isso é peculiar a cada ser. Existem necessidades diferentes e, portanto, no silêncio diante da natureza, observar em silêncio te fará refletir e te trará exatamente aquilo que você precisa fazer em relação à própria vida. O Universo em contato com sua própria matéria, isto é, com você. Somos todos partes de alguma coisa maior do que nós.

Apenas fique em silêncio e em paz. Olhe para essas árvores que daqui a pouco vão te olhar. Fixa, portanto, seu olhar nelas. Veja como essas árvores permanecem em paz sendo como são. Assim deve ser você: vivendo em paz consigo mesmo, pois todos os animais fazem seu papel, bem como a natureza; nós, seres humanos, porém, complicados como somos, fazemos muitas bobagens por nada. Assim sendo, medite sobre o que você leu. Tenha atenção sobre coisas simples na natureza. Isso mudará seu dia! Passe a observar a natureza em silêncio. Faça isso, olhe para o lugar certo e veja o que vai acontecer com essa mente tagarela. Sinta o silêncio que ela trará diante da natureza pura e silenciosa.

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou filósofo, escritor, poeta, colunista e palestrante.
Meus trabalhos culturais estão publicados em diversas plataformas. Tenho obras e livros publicados.

Podem também pesquisar no Google: filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou uma incógnita que deve ser lida com atenção e talvez somente outras gerações decifrem meu espírito artístico. Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Posso não ser uma janela aberta para o mundo, mas certamente sou um pequeno telescópio sobre o oceano do social.

Contato:
Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com
Site: rota-om.com.br/
YouTube: FILOSÓFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Instagram: @nilo_deyson_monteiro_pessanha
Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha