O Tai Chi é uma arte marcial com um sistema de gerar forças inspirada no vórtice toroidal, em que se gira e espirala ao redor de um eixo, até formar uma esfera dinâmica que se movimenta como um pêndulo, para todas as direções.
Este movimento típico dos redemoinhos é o único capaz de ABSORVER, PROJETAR e DESVIAR forças, simultaneamente, sem sacrificar a estabilidade. Por isso, os melhores exercícios do Tai Chi são os de movimento espiralado e randômico, que expande e contrai, abre e fecha, sobe e desce, avança e recua, enquanto rotaciona como um pião e ondula ao longo de um centro axial.
Tal movimento serpentino, sinuoso e dual é um segredo da Natureza escondido a céu aberto, que os antigos chineses só depois de muita contemplação conseguiram descobrir, decifrar e aproveitar com sucesso no treinamento.
Transferir essa poderosa qualidade de movimento toroidal para o corpo e a mente em vez de insistir e resistir com força linear segmentada e isolada exige um treino neuromuscular e neurossensorial sistemático e persistente.
Nas minhas aulas, demonstro primeiro no braço uma combinação de rotação da mão nos dois sentidos (horário e anti-horário), seguido de arqueamento e desarqueamento entre pulso, ombro e translação do cotovelo, para facilitar a compreensão focando em três articulações isoladas. Eventualmente, os aprendizes irão transferir esse movimento oscilatório e espiralado para a cabeça, o tronco e os demais membros. Quando aplicado na coluna, essa nova maleabilidade nos tecidos musculares e conjuntivos, nervos e ossos é chamada de “Reflexo Craniossacral”.
Criar esse novo reflexo postural envolve desprogramar e reprogramar todo o sistema nervoso, é tarefa básica para dez anos de treino, estudo e testes consistentes, mas que compensa — e recompensa — cada segundo de tempo e suor investido no seu aprendizado!
Essa reeducação estrutural interna ajuda a evitar a rigidez muscular que inibe a nossa fluidez natural. Somos um organismo vivo e devemos nos mover seguindo padrões motores fundamentais já impressos em nosso DNA.
Maior equilíbrio, aumento do estado de soltura e relaxamento, refinamento dos sentidos, emprego do corpo unificado em todos os gestos e posturas trarão benefícios terapêuticos e combativos incríveis a médio prazo. Nesta progressão, o praticante disciplinado estará apto a se deslocar com total liberdade e desprendimento: irá se adaptar instantaneamente a qualquer ameaça de violência, sabendo neutralizar forças e energias antes que lhe causem danos graves (os mestres de Tai Chi são famosos por terem escapado imunes de acidentes, assaltos e emboscadas graças a essa rara habilidade).
Você também pode gostar
Por meio da inteligência e da consciência, estamos buscando no Tai Chi replicar e incorporar um princípio de ordem neste universo em perpétua pulsação e vibração.