Seja um observador de si mesmo! Dizem que as pessoas observadoras são muito inteligentes, e vice-versa: pessoas inteligentes são naturalmente observadoras. De fato, quando observamos e identificamos os aspectos do algo observado, passamos a compreendê-lo melhor. E isso ocorre também quando nos auto-observamos. Desde a observação de um desconforto ou uma dor física, como um desconforto emocional, mental, ou espiritual.
Se estivermos atentos a nós mesmos, poderemos identificar dificuldades ou problemas e melhor resolvê-los. Se estivermos atentos a nossos anseios e sonhos, da mesma forma, a chance de realizá-los aumenta.
Como assim? É só passarmos a ser observadores de nós mesmos que poderemos solucionar problemas ou realizar nossos sonhos? Exatamente, é quase isso.
A auto-observação será, necessariamente, o primeiro passo para agirmos de forma mais inteligente em nossas vidas.
No momento em que me observo e verifico que não estou bem em relação a algum aspecto ou em relação a vários aspectos, posso fazer algo para melhorar. Agora, se eu sequer conseguir identificar isso, fazer algo a respeito será difícil.
Do mesmo modo, se eu souber quais são minhas ambições, meus sonhos, minhas alegrias, no mínimo poderei fazer algo para caminhar nessa direção. Caso contrário, sequer saberei qual direção tomar.
Você também pode gostar:
Por isso, talvez, uma das formas mais inteligentes de lidar com nossas vidas seja nos tornarmos observadores de nós mesmos. Como estou me sentindo hoje? Quais são minhas preocupações? Quais são minhas alegrias? Quais são minhas dores? Estou com alguma dor física? Ou é uma dor emocional?
Fique consciente de si e de sua felicidade e caminhe em direção a ela! Seja um auto-observador e acredite cada vez mais em você e em suas realizações. Aproveite a vida, aproveite essa vivência e faça de cada dia uma experiência a ser observada. Seja um cientista de seus próprios experimentos e busque sempre seus melhores e mais inteligentes resultados!