Autoconhecimento Convivendo

Os arquétipos e as deusas

Escultura de deuses gregos
Couleur--1195798 / Pixabay / Canva
Escrito por Andrea Pavlo

Há aproximadamente 10 anos, eu conheci um livro chamado “Oráculo da deusa”, de Amy Sophia Marashinsky. Desde então, utilizei muito esse livro em todos os meus processos terapêuticos. Na verdade, ele é um tarô, com todas as deusas de várias culturas diferentes, e cada uma dessas deusas representa um arquétipo, um aspecto do nosso inconsciente.

Os arquétipos foram cunhados por Carl Gustav Jung, o pai da psicologia analítica. Segundo ele, nós temos dois inconscientes: o inconsciente pessoal – em que ficam armazenados as suas memórias, seus traumas, suas sombras – e o inconsciente coletivo. No inconsciente coletivo, ficam armazenadas também memórias, sombras e traumas, mas de toda a humanidade. É uma grande energia, um grande HD que todos nós acessamos em momentos diferentes da vida.

A primeira vez em que tive acesso ao inconsciente coletivo, e entendi o que ele era, foi quando tive um sonho aos 25 anos de idade. Nesse sonho, alguém chamava por Lucrécia, um nome incomum e que eu nunca tinha ouvido falar. Como a minha terapeuta na época era junguiana, ela me falou da história de Lucrécia Bórgia. Eu nunca havia ouvido falar da história dela, mas ela tinha tudo a ver com aquele meu momento.

A partir desse ponto, entendi o que era o inconsciente coletivo. Algo do que eu nunca tinha ouvido falar, mas que existe enquanto arquétipo. Dessa forma, se eu consegui acessar a Lucrécia Bórgia, com certeza também acesso outros símbolos que, de alguma maneira, influenciam na minha psique e nas minhas decisões.

Os arquétipos são, portanto, manifestações de imagens e símbolos. Como exemplo, vamos usar Afrodite, deusa do amor e da beleza. Quando ela aparece para você – seja num tarô, num sonho ou em algum outro tipo de manifestação do inconsciente, ela está tentando transmitir uma mensagem a você. Talvez você precise trabalhar mais do seu lado feminino ou talvez ele esteja sobrecarregado.

O caminho contrário também é possível e podemos usar os arquétipos para acessar aspectos do inconsciente que sabemos que precisamos trabalhar. Assim, quando precisamos de prosperidade, podemos usar o arquétipo dos peixes, por exemplo. Os peixes representam a prosperidade em várias culturas de tempos diferentes. Como exemplo, podemos usar a história da multiplicação dos peixes por Jesus.

Você também pode gostar

Eu uso bastante os arquétipos das deusas com as minhas clientes desde então e inclusive elaborei um treinamento chamado “Jornada da deusa”, justamente para acessarmos esses arquétipos e manifestarmos as deusas nas nossas vidas. São arquétipos extremamente antigos e poderosos, que trazem resultados fantásticos para a vida de todas as pessoas. E eu sei de experiência própria.

Nos próximos textos, falarei um pouco mais sobre esse assunto e sobre as deusas que regem nossas vidas.

Sobre o autor

Andrea Pavlo

Meu nome é Andrea Pavlo. E poder apresentar esse nome assim, parece fácil, mas não foi. Esse nome é fruto de muito autoconhecimento e autoanálise.

Fruto de duas faculdades e mais de mil horas de cursos, mentorias, vivencias e aprendizados. Fruto de muitos risos, muitas dores e muitos resultados. Sou uma espiritualista que aprendeu a servir. Servir ao outro com seus aprendizados. Apoiar mulheres a passarem por suas próprias dores.

Filha de pais narcisistas, passei a vida tentando entender a cabeça deles. Isso me ajudou a me apaixonar pela psicologia e por todas as ciências afins.

Filha de Iansã, devota de Santa Sara e neta da Dona Arlinda, trouxe uma
mediunidade temperada com clarividência, sonhos premonitórios e um dom de ler o inconsciente coletivo e pessoal. Dom que eu uso justamente para servir.

Apaixonada pela beleza da arte, da decoração e da moda, adoro transitar nesses pequenos grandes universos cheios de simbologias. Amante dos ensinamentos de Carl G Jung e seu entendimento do mundo, dos arquétipos milenares do tarot e por todas as formas de mistérios ocultos e especiais que considero o tempero especial da realidade.

Tentando manter os pés sempre no chão, o peso equilibrado e o humor em dia, esses são meus desafios eternos. Desafios que eu encaro com força e muita criatividade, além de uma xícara de café quente e um pão de queijo saindo do forno.

Bem vindos ao meu infinito particular:

Whatsapp: (11) 989043635

E-mail: contato@andreapavlo.com

Facebook: facebook.com/AndreaPavlo

Instagram: instagram.com/andreapavlo/

Site: andreapavlo.com

Youtube: youtube.com/@andreapavlo5277

Linkedin: linkedin.com/in/andreapavlo/