O espiritismo é a religião de 15 milhões de pessoas em todo o mundo. A maioria dos fiéis está no Brasil, que abriga quase quatro milhões de adeptos da doutrina espírita. Esse fato pode ser surpreendente para as pessoas que conhecem a origem dessa religião. Por que a mensagem espírita é mais popular no Brasil se ela surgiu na França?
A história da doutrina espírita começa em 1857, quando Allan Kardec – pseudônimo usado pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail – criou o termo “espiritismo”. Nas palavras dele, esse termo se refere a uma “doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos”.
Em 1865, o jornalista Luís Olímpio Teles de Menezes trouxe a mensagem espírita para Salvador, onde se concentrava grande parte da população brasileira, e passou a ensinar sobre esta religião que une filosofia, ciência e religião.
Ainda que exista um esforço da comunidade espírita para considerar a religião uma forma de ciência, os cientistas descartam a possibilidade de comprovar a existência de espíritos. Por causa disso, o espiritismo continua sendo apenas uma crença, por mais popular que seja.
Princípios do espiritismo
Os princípios do espiritismo definem a doutrina espírita. É por meio deles que se compreende cada mensagem espírita, bem como quais são os benefícios delas para as pessoas que nelas acreditam.
No espiritismo, Deus é um ser único e poderoso, o que refuta a existência da Santíssima Trindade. Acredita-se que ele é o criador de todas as coisas e de todos os seres que existem no mundo, sendo que as criaturas vivas apresentam um espírito indestrutível.
O espiritismo também defende que um espírito pode reencarnar, retornando a um novo corpo material depois que uma pessoa falece. Desta forma, esse espírito estaria evoluindo a cada vida que adquire.
Você também pode gostar
Além disso, é possível se comunicar com espíritos desencarnados por meio da mediunidade, que se manifesta na visualização, na escuta ou na incorporação de um espírito, traduzida, por exemplo, na psicografia (uma pessoa incorpora um espírito e escreve por ele).
Outro princípio defendido pela doutrina espírita é a salvação a partir da prática da caridade. Para que a alma de uma pessoa evolua e para que ela cresça a cada encarnação, é preciso sempre praticar o bem por meio da caridade.
Benefícios das mensagens espíritas
Depois de tomar conhecimento da história e dos princípios do espiritismo, é possível disseminar essa doutrina e colocar em prática os ensinamentos por meio de uma mensagem espírita.
Antes disso, você irá compreender quais são os benefícios das mensagens espíritas e como elas podem ajudar você e as pessoas que estão ao seu redor. Aproveite!
1) Disseminação do bem
Enviar uma mensagem espírita para uma pessoa pode mostrar o quanto você se importa com o bem dela. Se você estiver precisando atrair esse tipo de energia para a sua vida, a leitura de uma mensagem espírita fará você entrar em contato com o que há de melhor na humanidade.
2) Compreensão da espiritualidade
Muitas vezes uma pessoa tem potencial para a mediunidade e não compreende que é capaz de se comunicar com espíritos. Uma mensagem espírita pode trazer um despertar para essa habilidade, que permite a comunicação entre o mundo material, onde nós estamos, e o mundo imaterial, onde estão os espíritos.
3) Tranquilidade sobre o ciclo da vida
A morte é um processo doloroso e difícil, mas uma mensagem espírita pode trazer uma nova forma de pensar sobre ela. O espiritismo permite que uma pessoa olhe para a vida como um ciclo que não irá terminar com o fim do corpo material. O espírito sempre poderá reencarnar, dando continuidade à existência da pessoa que é tão querida.
4) Desapego de bens materiais
Como a doutrina espírita prega a caridade, ao entrar em contato com uma mensagem espírita você pode sentir uma necessidade de desapegar de tudo aquilo que não é mais usados. Outras pessoas podem ter mais felicidade com esses objetos do que você, que com a doação trará evolução para a sua alma.
5) Sensação de proteção
O espiritismo pode permitir que você sinta a proteção dos espíritos desencarnados que te cercam, a partir da leitura de uma mensagem espírita. Por meio dela, você pode compreender que as pessoas que sempre se importaram com você ainda se preocupam com a sua segurança.
Mensagens espíritas para refletir
1) “Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.” – Allan Kardec
É essencial que pratiquemos o bem e a caridade se quisermos uma vida espiritual de paz e tranquilidade, sem se preocupar com vícios ou com questões mundanas que um dia fizeram parte das nossas vidas.
2) “Saudade é uma dor que fere nos dois mundos.” – Chico Xavier
Sentir saudade é inevitável, principalmente quando pensamos em pessoas queridas. A verdade é que, no mundo espiritual, elas também sentem essa dor. O que pode aliviar esse sofrimento é a compreensão de que um dia vocês irão se reencontrar, seja no mundo espiritual ou em outra vida.
3) “Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela corre por nossa conta.” – Chico Xavier
Se Deus nos dá a oportunidade de viver e de construir uma história, devemos usar nosso livre-arbítrio para praticar o bem, como ele gostaria que fizéssemos, no entanto devemos nos responsabilizar pelas nossas escolhas e trabalhar para que sejam sempre as melhores que poderíamos ter feito.
4) “Auxilie o ofensor com os seus bons pensamentos. Ele nos ensina quão agressivo e desagradável somos ao ferir alguém.” – André Luiz
Quando uma pessoa insulta outra, ela não está propagando o bem. Ferir essa pessoa irá contribuir para um ciclo de negatividade que não terá utilidade para ninguém. Lute contra o mal oferecendo o bem e mostrando a importância de respeitar as pessoas que nos cercam.
5) “Antes de aceitar a vibração do ódio que o atormenta, medite para entender que só o amor anula todo o mal.” – Marco Prisco
O ódio não traz o bem em nenhuma situação. A única forma de combatê-lo é por meio do amor. Até mesmo um pensamento positivo tem o poder de modificar a forma como uma pessoa se sente sobre você ou sobre o mundo. Experimente essa mudança!