A origem do quebra-cabeça é indefinida. Não há comprovações sobre a sua origem ou sobre o seu criador. Especulações nos levam a crer que o quebra-cabeça foi inventado por um cartógrafo inglês, em 1970, que colava mapas em placas de madeira, e os cortava em pequenos pedaços. O material ajudava crianças a aprender sobre geografia e está presente até hoje no meio da educação como quebra-cabeça infantil.
É inegável que este jogo se tornou uma grande ferramenta para o aprendizado nas escolas e até mesmo dentro de casa, interagindo com amigos e com a família.
Pra te ajudar a entender o porquê da importância do jogo, separamos 10 motivos para mostrar o quão um quebra-cabeça pode ser benéfico para a educação das crianças, veja:
1. Desenvolver a atenção
Um jogo de quebra-cabeça faz com que a criança se atente à imagem que lhe é proposta e cuidadosamente detalhe cores, formas e encaixes.
2. Manter a organização
O jogo automaticamente obriga quem joga a organizar peça por peça.
3. Estimular o cérebro
Quebra-cabeças são repletos de cores, peças praticamente iguais e de diversas formas. Isso tudo, faz com que os pequenos parem e aprendam a observar um todo antes de agir. Assim, o cérebro vai trabalhando e estimulando as áreas da inteligência.
4. Exercitar a capacidade de memorizar
Acumular informações sobre formatos e cores faz com que a memória da criança fique mais “afiada”.
5. Instigar a percepção
O jogo ajuda a estabelecer uma visão mais ampla sobre as possibilidades.
6. Promove a interação social
Crianças geralmente trabalham em conjunto. Um quebra-cabeça pode ajudar os mais tímidos a se enturmarem na hora das dificuldades do jogo e também na alegria de encaixar uma peça difícil.
7. Mostra caminhos para a solução de problemas
A percepção da criança se torna mais ampla. Observar um todo e pensar nas possibilidades abre um mar de opções para que um problema seja solucionado.
Você também pode gostar
8. Ajuda na coordenação motora
Brincar com um quebra-cabeça ajuda na coordenação como se fosse um ensaio: olhar, pegar e encaixar.
9. Habilidades Cognitivas
Ajuda a criança a desenvolver uma compreensão mais ampla sobre diversos temas. Aumenta o campo de visão.
10. Ajuda na autoestima
Completar um quebra-cabeça é ter a sensação de dever cumprido e de que persistir vale a pena.