O preconceito
A reflexão filosófica enfrenta dois parentes que se alimentam: o preconceito e o dogmatismo. Para estes, filosofia é apenas saber inútil, abstração vazia, especulação estéril. Dessa forma, o preconceito e o dogmatismo impõem a ideia de que tudo é evidente, e se a evidência embriaga o senso crítico e tira da razão a capacidade de discernir, então a razão filosófica consiste em fazer adquirir, de uma vez por toda, os mecanismos e os hábitos necessários do pensamento crítico, mesmo o senso comum, para tornar qualquer reflexão em filosofia.
A crítica
Numa sociedade onde o ser humano é avaliado pela sua capacidade de triunfar sobre tudo e sobre todos, perguntamos: por que se deseja eliminar o poder crítico da filosofia e a sua capacidade de contestar a visão dominante do mundo atual? Em primeiro lugar porque o homem contemporâneo é egoísta, não aceita ser questionando. Em segundo lugar porque toda crítica incomoda, e a filosofia é essencialmente crítica.
Você também pode gostar de:
Para Chauí (2002, p.12), a primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que todo mundo diz e pensa, ao estabelecido. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interpretação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são indagações fundamentais da atitude filosófica.
A utilidade
Do ponto de vista prático e utilitário (pragmatismo e utilitarismo) da cultura capitalista, a filosofia é inútil e ociosa. Mas é na oposição a esta postura que ela mostra a sua utilidade: resistir à ditadura do útil, do retorno imediato. Ainda segundo Chauí (2002, p. 14): Qual seria, então, a utilidade da filosofia? Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.
Enfim, é para isso que a filosofia existe, sempre existiu e existirá: para libertar o ser humano das amarras do senso comum, da alienação existencial, do comodismo, do consumo alienado, do etnocentrismo, de toda forma de discriminação, de preconceito, enfim, a filosofia existe para tornar a vida extraordinária!