O outono começa em meados de 20 de março a cada ano. Essa época, marcada por transições e mudanças de temperatura, pode mexer muito com o nosso lado emocional e também com o físico.
Ainda, devido à mudança climática, nosso corpo costuma reagir e isso resulta em alguns desconfortos ou doenças típicas da estação.
Quando o homem se encontra em bom equilíbrio energético, obviamente tem boa saúde e também boa resposta do sistema imunológico. Do contrário, pode ser afetado por qualquer mudança climática.
Segundo a teoria da medicina chinesa, cada órgão do ser humano é afetado por uma energia da natureza. O pulmão é o órgão que sofre a influência da secura do outono, trazendo manifestações comuns nesta época do ano, como as rinites, gripes e outras afecções pulmonares.
A explicação climática se dá pelo fato da energia do frio (yin) começar a permear o calor do verão (yang), ou seja, o frio penetra o calor e o mesmo acontece no organismo humano, a energia “externa” do frio penetra no corpo humano através de alguns pontos vulneráveis.
Você também pode gostar
Portanto, o ideal nesta época do ano é protegermos o corpo com agasalho adequado nos períodos da manhã e tarde, quando as temperaturas estão mais baixas e também aumentarmos a ingestão de líquidos quentes e, de preferência, com sabor levemente picante, como os chás de hortelã e gengibre, que ajudam a combater o frio exógeno.