Ao longo deste mês, a campanha Outubro Rosa visou conscientizar para a luta contra o câncer de mama, uma das doenças mais desafiadoras para as mulheres. De acordo com dados publicados no INCA (Instituto Nacional do Câncer), a doença atinge mais de 2 milhões de pessoas mundialmente.
A boa notícia é que, quanto mais cedo uma mulher descobre o problema, maiores são as chances de cura. Atualmente, as mulheres também têm buscado mais ferramentas para lidar com a doença, entre eles, o yoga para pacientes com câncer de mama. A prática pode beneficiar pacientes na qualidade de vida, redução de alterações de humor, ansiedade, depressão e alívio de sintomas que ocorrem na doença.
É o que conta uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sobre yoga e doenças crônicas, realizada pela professora de yoga Cecília Muzetti de Castro. Para a autora, os pacientes que optam pela prática podem ter resultados relevantes durante o tratamento devido às melhorias em seus sistemas imunológico e endócrino, e bem-estar emocional. Porém, o yoga não substitui o acompanhamento médico; é uma prática terapêutica e integrativa.
“Por meio da prática do yoga o sujeito pode desenvolver autoconhecimento e autonomia em sua vida e, consequentemente, aprimorar sua saúde em todos os aspectos, diminuindo os fatores de riscos e causas do adoecimento crônico, podendo ser útil no tratamento da doença já estabelecida”, comenta Cecília de Castro.
Tipos de yoga leves
Existem mais de 10 tipos de yoga, algumas delas contam com técnicas mais leves e outras mais intensas. Estão entre as práticas populares Hatha, Iyengar, Vinyasa, Yin Yoga, que, embora se destaquem por técnicas diferentes, têm em comum a respiração e exercícios mais lentos, podendo ser praticadas por qualquer pessoa iniciante.
No caso de mulheres com câncer de mama, o ideal é buscar um espaço de yoga pedido ao instrutor exercícios específicos, com práticas mais suaves, ou ainda cursos de instrutores especializados em yoga para pacientes oncológicos.
Você também pode gostar:
- Saiba quais são os possíveis tratamentos para o câncer de mama
- Atente-se às formas de se prevenir contra o câncer de mama
- Medite a partir de 7 passos de Yoga para iniciantes
- Veja como as fases da Lua podem influenciar as energias
- Série Meditação e Yoga Lúdico na Educação: entenda de que forma ajuda as crianças
Mulheres com vulnerabilidades econômica e social podem contar com o apoio de práticas de yoga gratuitas no YouTube, voltadas à saúde da mulher e o câncer de mama. A professora de yoga Camila Hon foi diagnosticada com câncer de mama aos 29 anos e, desde então, se dedica em compartilhar aulas e práticas de yoga para mulheres que passam pela mesma questão, tanto gratuitamente, como em cursos específicos.
Os exercícios disponibilizados gratuitamente podem ser vistos no canal oficial do YouTube.
*artigo com informações da Unicamp e Onco Yoga.