Nutrição Receitas

Ovo de páscoa vegano

ovos de páscoa recheados
BrazilPhotos / Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A Páscoa é a data festiva preferida de muitas pessoas por um motivo bem específico: o chocolate! O comércio fica enlouquecido com inúmeras opções de ovos de Páscoa e os chocolates possuem diversas variações: chocolate de morango, com amendoim, meio amargo, com frutas, crocante, entre muitas outras opções que tornam o doce mais chamativo e, por conseguinte, mais vendável.

Acontece que o principal ingrediente de mais de 90% dessas quase perdições é o leite, o que dificulta o consumo daqueles que aderem ao veganismo (prática de abster-se do uso de produtos de origem animal) ou dos intolerantes a lactose.

Procurando bem, você até pode encontrar um ovo de Páscoa vegano em alguma loja específica, mas é mais comum que encontre pessoas que vendem por conta o doce que produzem nas suas próprias casas com os ingredientes mais naturais possíveis.

Você pode questionar: “Ovos de Páscoa veganos são tão gostosos quanto os que estamos acostumados a comer?”. A resposta é curta e direta: é claro que sim! Além de serem extremamente saborosos, as opções veganas são grandiosamente mais saudáveis e são ideais para os que fogem do consumo de produtos de origem animal, e também àqueles para aqueles que querem comer o doce sem culpa e sem grandes preocupações com ingredientes industrializados.

Mas do que é feito o chocolate vegano? A base do chocolate em si é o cacau, e na opção vegana não seria diferente. Uma das receitas mais famosas deste doce sem a adição de leite é com cacau e óleo de coco (ou leite de coco também). Feito dessa forma, além de ser uma receita simples e saudável, o chocolate vegano melhora a digestão, evita a diarreia que pode ser causada pelo leite, diminui as dores abdominais e melhora a disposição, pois o óleo de coco é rico em gorduras boas e é incrivelmente benéfico à saúde. Veja a seguir a receita de ovo de páscoa vegano que preparamos para te ajudar!

Chocolate vegano com óleo de coco

Ovo de páscoa recheado
Thuanny Gantuss / Pexels / Canva

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chá de óleo de coco derretido;
  • 1/4 xícara de chá de cacau em pó;
  • 1/2 xícara de chá de agave.

Dica: Você pode adicionar amendoim, castanhas picadas ou frutas secas.

Modo de preparo:

Em um recipiente fundo, peneire o cacau e adicione metade do óleo de coco. Misture até que o cacau esteja completamente dissolvido. Em seguida, adicione aos poucos o restante do óleo de coco e o agave, mexendo sem parar. Transfira a mistura para fôrmas em formato de ovos de páscoa e leve ao congelador por mais ou menos 30 minutos, para que endureça.

Pronto! A receita do ovo de chocolate vegano é essa, então vamos às opções de recheios também veganos!

Recheio de trufa

ovo de páscoa recheado
ribeirorocha / Getty Images / Canva

Ingredientes:

  • 500g de chocolate amargo vegano (que ensinamos a fazer anteriormente ou que você pode comprar em lojinhas específicas; derreter e colocar nas fôrmas, deixando na geladeira por 5 minutos para que endureça novamente);
  • 2 colheres de sopa de glucose;
  • 200g de creme de leite de soja;
  • 6 gotas de essência de amêndoas para chocolate.

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente o creme de leite de soja. Misture bem! Em seguida, adicione a glucose e a essência de amêndoas, misture e deixe descansar na geladeira por aproximadamente 3 horas. Após este tempo, recheie os ovos com a mistura e decore como preferir!

Mousse de morango vegano

Ovo de páscoa recheado com morango
BrazilPhotos / Getty Images / Canva

Ingredientes:

  • 300g de tofu soft;
  • 400g de morangos frescos;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 4 morangos cortados em 4 para decoração.

Modo de preparo:

Retire a água do tofu, pique e leve-o ao processador ou liquidificador, juntamente do restante dos ingredientes. Bata tudo até que atinga uma consistência lisa e cremosa. Coloque em um recipiente e leve à geladeira até que fique firme (aproximadamente 4 horas) para rechear o ovo.

Creme de avelã vegano

ovo de páscoa recheado
jantroyka / Getty Images / Canva

Ingredientes:

  • 250g de avelãs;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1/4 de colher de chá de extrato de baunilha;
  • 2/3 xícara de chá de água quente (pra deixar cremoso);
  • uma pitadinha de sal.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Espalhe as avelãs em uma assadeira e leve para assar por 15 minutos (assim elas ficam mais saborosas e as peles saem mais facilmente). Após 15 minutos no forno, coloque as avelãs sobre um pano de prato e esfregue bastante para retirar o máximo das peles (tudo bem se algumas ficarem). Coloque as avelãs ainda mornas em um processador e bata bem, até obter uma consistência mole. No começo do processo, será difícil, pois ficará similar a uma areia, mas conforme for batendo alguns bloquinhos se formam e logo uma pastinha líquida se formará também. É preciso ter paciência.

Quando estiver em consistência pastosa, adicione o cacau, o extrato de baunilha, o açúcar e a pitadinha de sal. Bata para que os ingredientes se misturem. Você vai perceber que a mistura estará grossa. Para deixá-la mais cremosa, vá adicionando aos poucos a água fervente, até que fique na textura que mais te agrade (não exagere na água). Para a quantidade de avelã desta receita, é aconselhável usar entre 1/2 xícara e 3/4 de xícara de água fervente.

Após todos estes processos, leve à geladeira para esfriar e recheie o seu ovo de Páscoa!

Ovo de Páscoa vegano com recheio de bombons deliciosos

Ovo de páscoa recheado
jantroyka / Getty Images / Canva

Essa receita é própria para ovos com cerca de 500 gramas, que podem ser recheados de várias formas, é básica e pode ser usada para produzir bombons simples ou recheados que podem completar o ovo. Além de tudo, possui ingredientes fáceis de serem encontrados e fica pronta em, aproximadamente, duas horas e meia. Caso queira fazer o ovo fechado (inteiro), dobre as quantidades.

Ingredientes:

  • 25 gramas de cacau em pó sem açúcar;
  • 45 gramas de manteiga de cacau;
  • 25 gramas de açúcar de confeiteiro ou stevia forno & fogão;
  • 1 colher (chá) bem rasa de essência de baunilha ou de amêndoas;
  • 1 forma para ovos de Páscoa de 300 gramas para amadores;
  • 1 espátula para confeitaria;
  • 1 base de mármore ou granito (pode ser a pia muito bem higienizada da cozinha);
  • 1 ralador;
  • 1 espátula do tipo pão duro;
  • 1 forma para bombons de chocolate, preferencialmente de silicone.

Ingredientes para os bombons:

  • Uma receita base de chocolate;
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas;
  • 2 colheres (sopa) de castanhas-do-Pará picadas;
  • 2 colheres (sopa) de sementes de abóbora torradas;
  • 2 colheres (sopa) de amendoins torrados sem casca e picados grosseiramente;
  • 2 colheres (sopa) de uvas passas brancas hidratadas em água com uma pitada de açúcar e escorridas.

Você também pode gostar

Modo de preparo:

1. Passe a manteiga de cacau (adquirida em blocos médios em lojas de produtos para confeitaria) pelo ralador já num recipiente que vai ao banho-maria. Ela é bem frágil e queima com facilidade. Se estiver em pedaços grandes, derreterá de forma desigual e poderá queimar em alguns pontos.

2. Coloque para derreter em banho-maria, sem encostar o fundo do recipiente na água fervente.

3. Antes mesmo que derreta por completo, retire-a do banho-maria e junte o açúcar ou a stevia aos poucos e misture bem. Outros tipos de açúcar podem deixar a mistura granulada e xaropes tendem a interferir na consistência.

4. Adicione a essência de baunilha ou de amêndoas.

5. Vá juntando aos poucos o cacau em pó, misturando bem para não empelotar.

6. Após cerca de cinco minutos, a mistura deverá estar com características de chocolate derretido.

7. Passe 2/3 da mistura para uma superfície de mármore ou granito bem higienizada e seca.

8. Faça a temperagem: com auxílio da espátula de confeitaria, espalhe a mistura e junte-a novamente. Repita o procedimento até deixá-la mais fria que seu dedo, o que deve demandar de 8 a 10 minutos. Ela deverá estar brilhante e menos líquida.

9. Junte-a ao conteúdo que permaneceu no recipiente e misture muito bem por cerca de cinco minutos, de forma a fazer a temperagem completa da mistura. O brilho intenso e a consistência de chocolate derretido são indícios de que a temperagem foi realizada com sucesso.

10. Transfira o chocolate para a forma de ovo de Páscoa até a marca indicada e tampe, procedendo conforme indicação do fabricante. Use a espátula pão duro para não desperdiçar a mistura. Bata a embalagem sobre a mesa para evitar que se formem bolhas de ar. Verifique se toda a forma está bem preenchida.

11. Leve à geladeira por cerca de uma hora, para que o ovo fique bem sólido. Ele deverá sair facilmente da forma, o que já é outro indício de que a temperagem foi perfeita. Contudo, retire-o com gentileza. Ele permanece consistente em temperatura ambiente.

12. Em uma das metades do ovo de Páscoa coloque os bombons e feche com a outra parte. Embrulhe em papel manteiga (se preferir, pode ser em papel alumínio, mas esse é menos ecológico) e faça uma dobra em uma das extremidades de modo a formar uma base para que ele fique em pé. Isso dispensa o uso de suporte plástico ou de papelão. Para finalizar, envolva o produto em papel crepom e finalize com um laço de fita de cetim da sua preferência.

Modo de preparo dos bombons:

1. Distribua nos moldes da forma de silicone para bombons um pouco de cada tipo de castanha, assim como as uvas-passas. Você pode fazer sabores exclusivos ou misturar esses ingredientes.

2. Despeje o chocolate (já passado por temperagem) sobre cada molde até o topo. Bata sobre a mesa para evitar bolhas no chocolate. Rende cerca de dez bombons pequenos.

3. Leve à geladeira por, aproximadamente, uma hora ou até solidificar.

4. Retire os bombons da forma com cuidado. Eles não precisam ser embalados, mas, se preferir, opte pelo papel manteiga, pois ele é biodegradável.

Agora pronto! Com estas receitas de ovo de páscoa vegano você poderá se deliciar nesta Páscoa!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br