A evolução humana se faz presente também na alimentação, com transformações visíveis no consumo dos alimentos, nos sabores e nas preparações, tanto com alternativas clássicas quanto com aquelas cada vez mais diferenciadas. Há dietas para todos os gostos e convergentes às formas de pensar a manutenção da saúde do corpo e da mente, além da visão de mundo. Uma delas é conhecida por dieta do ovolactovegetarianismo, uma vertente do vegetarianismo, porém menos restritiva e, como o próprio nome sugere, que admite o consumo de ovos, leite e seus derivados.
Inclusive, essa proposta facilita uma melhor adequação proteica, uma vez que os vegetais têm uma concentração menor de proteínas e aminoácidos, sendo necessário consumi-los em maior quantidade ou frequência, o que pode trazer maior resistência de algumas pessoas quanto à dieta. Já os alimentos de origem animal, como ovos e leite, contêm mais concentração desses nutrientes, exigindo menor quantidade e proporcionando maior variedade nas preparações cotidianas.
Além disso, essa é uma dieta benéfica tanto para o organismo humano quanto para a preservação da vida no planeta, pois o consumo reduzido de carnes está associado a uma menor emissão de gás carbono, à redução do desmatamento, da erosão dos solos e da contaminação dos meios aquíferos, portanto mais sustentável e menos cruel.
O ovolactovegetarianismo apresenta benefícios à saúde, como redução no risco cardiovascular e no desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Ainda dificulta o sobrepeso e a obesidade, pois traz a sensação de saciedade. Também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de mama, de próstata, colorretal e gastrointestinal, porque há um menor consumo de gorduras e maior ingestão de grãos integrais, sementes, castanhas e fibras, com antioxidantes e muitos nutrientes, então é muito efetivo, principalmente se houver redução no consumo de açúcares e produtos industrializados.
Então reflita sobre a possibilidade de adotar a dieta ovolactovegetariana, que, além de trazer sabores complexos e ser acessível financeiramente, tem um acervo de receitas bem grande para incrementar as refeições diárias, sem perder os prazeres da boa mesa.
Veja algumas sugestões a seguir:
Receitas ovolactovegetarianas
Salada grega
Uma salada é um convite a experimentar um mix de sabores que instigam o paladar, além de reunir nutrientes que ajudam o bom funcionamento do organismo, preservam a imunidade, fornecem calorias e podem ser antioxidantes. A salada grega, por exemplo, pode ser incorporada ao ovolactovegetarianismo sem exigir o consumo de folhas, além de ser fácil de preparar. Acompanhe no link a seguir:
Mini Suflês ou omeletes de forno
Ingredientes:
- Ovos
- 1 a 2 colheres de sopa de recheio para cada forminha
- Tempero à vontade (sal, pimenta-do-reino, ervas desidratadas, páprica, lemon pepper etc.)
- Queijo parmesão ralado
- Forminhas de empada ou de muffins
Modo de preparo:
Ligue o forno em 180ºC. Unte as forminhas, coloque nelas o recheio que você usará e tempere à vontade. Quebre os ovos e coloque-os em uma tigela ou prato fundo. Bata-os com um garfo ou fouet até ficarem homogêneos e começarem a espumar.
Coloque o ovo batido por cima dos recheios até uns 2 dedos abaixo da borda, pois o ovo vai crescer bastante enquanto assa e pode derramar. Distribua um pouquinho de queijo ralado e leve as forminhas ao forno, que já deve estar quente, e deixe assar por algo entre 15 a 20 minutos — o tempo vai depender muito do seu forno e do tamanho das forminhas, então fique de olho a partir dos 15 minutos e, caso queira deixar seus miniomeletes mais douradinhos, suba a temperatura para 220ºC e não se distraia para que não virem carvõezinhos.
Sugestões de recheios:
- Queijos ou frios picadinhos ou ralados
- Legumes picadinhos
- Verduras cozidas
- Azeitonas, alcaparras, palmito, milho verde, ervilhas e outras conservas
- Cogumelos em conserva, cozidos ou passados na frigideira com um pouquinho de manteiga
- Ricota, cottage, requeijão, cream cheese ou creme de ricota (tenha cuidado, pois eles tendem a expandir quando quentes, por isso use no máximo 1/2 colher de sopa)
Nhoque de mandioquinha recheado com gorgonzola na manteiga de ervas
Ingredientes:
- 300g. de mandioquinha (batata-salsa, batata-baroa)
- 1/3 xícara de farinha de aveia ou de trigo
- 150g. de gorgonzola
- 1 1/2 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
- Sal e pimenta-do-reino à vontade
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioquinha em água com um pouquinho de sal até ficar bem macia. Escorra-a e amasse-a, acrescentando aos poucos a farinha temperada com um pouquinho de sal até obter uma massa homogênea. Enfarinhe uma superfície limpa, forme um rolo com a massa e corte-o em 16 a 20 pedaços iguais. Corte o gorgonzola em três pedaços e, sem seguida, dois deles em 16 a 20 cubos. Reserve um dos pedaços.
Abra cada pedaço da massa de mandioquinha, coloque um cubinho de gorgonzola no meio e feche a massa,formando uma bolinha. Coloque sobre uma superfície enfarinhada para não grudar. Ferva água em uma panela grande com um pouquinho de sal e coloque as bolinhas de nhoque. Quando elas subirem para a superfície, cronometre mais 2 minutos e depois retire-os com uma escumadeira ou peneira.
Enquanto o nhoque termina de cozinhar, derreta a manteiga em uma frigideira em fogo bem baixinho e acrescente as ervas. Depois de escorrer os nhoques, coloque-os na frigideira, mexa bem e arrume-os no prato. Por cima, despedace o gorgonzola reservado e sirva em seguida.
Risoto de cogumelos shitake
O risoto é um prato clássico da culinária italiana que se adapta muito bem ao ovolactovegetarianismo. Nesta receita, o sabor complexo dos cogumelos do tipo shitake se harmoniza aos grãos de arroz arbóreo, com a cremosidade da manteiga e com o perfume do vinho branco. É uma iguaria para o almoço ou para um jantar consistente e requintado, com muita praticidade. Aprenda acessando o link abaixo:
Lasanha com brócolos e muçarela
Ingredientes:
- Massa para lasanha caseira ou pré cozida
- 1 cabeça de brócolis
- Muita Muçarela em fatias
- 4 colheres de sopa de margarina
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de leite quente
- Sal
- Orégano
Modo de preparo:
Pique o brócolis e coloque em uma panela com água e sal até ficar com a aparência de cozido, algo em torno de 8 a 10 minutos fervendo.
Depois que o brócolis estiver cozido e a massa estiver cozida também, reserve até esfriarem.
Modo de preparo do Molho Branco:
Derrata a margarina em fogo médio, junte a farinha e deixe dourar ligeiramente, mexendo sempre para não criar pelotinhas.
Tire a panela do fogo e junte o leite quente aos poucos. Volte a panela para o fogo alto e, mexendo sem parar até levantar fervura, tempere com o sal a gosto, diminua o fogo para o mínimo e cozinhe, enquanto mexe com freqüência, entre 5 e 7 minutos.
Montagem:
Forre a base da lasanha com a massa cozida em uma quantidade generosa, coloque uma camada de queijo muçarela. Forre com uma camada de molho branco e forre com o brócolis, forre com o molho de novo, forre com a muçarela. Depois salpique orégano a gosto por cima e asse a lasanha por uns 20 minutos.
Quibe de proteína texturizada de soja assado
Ingredientes:
- 1 xícara de trigo para quibe
- 1 xícara de proteína texturizada de soja (PTS) média
- 1 xícara de linhaça dourada torrada
- 1 cebola ralada
- 4 dentes de alho ralados
- 3 colheres de Shoyu
- 4 fatias de pão de forma integral 14 grãos umedecidos em água
- Sal a gosto
- 3 colheres sopa de azeite
- 2 colheres farinha de trigo
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até formar uma espécie de massa homogênea. Se precisar, hidrate com um pouco de água. Faça bolinhas ou molde no formato de quibe e leve ao forno em papel manteiga até ficar dourado.
Você também pode gostar
- Descubra se existe uma relação entre veganismo e espiritismo
- Abra a sua mente para a importância do veganismo
- Entenda a relação entre vegetarianismo e veganismo
Bife de cenoura
No ovolactovegetarianismo não há consumo de carnes e peixes, como já foi mencionado anteriormente. Contudo é possível incluir um bife na sua refeição! Nesta sugestão, você aprende a fazer a versão com cenoura, que, além de ser deliciosa, é rica em proteína do ovo e sais minerais, vitaminas K, A,C, E, manganês e fibras da cenoura. Clique no link abaixo e saiba como preparar:
Torta de Ricota
Ingredientes:
- 300g de ricota
- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 395 ml de leite integral
- 1 colher de sopa de baunilha
- 1 pitada de sal
- 60g de uva passa sem caroço
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, menos a uva passa. Coloque numa assadeira untada com margarina e farinha, coloque o conteúdo do liquidificador e jogue a uva passa pior cima. Asse em forno brando. Espere esfriar e coloque na geladeira.