Cristianismo Espiritualidade

Paixão de Cristo: a prática da Via Sacra nesta sagrada data

Imagem da coroa de espinhos, os pregos, a esponja da latrina com vinagre e a cruz de Jesus.
RomoloTavani de Getty Images/ Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A Paixão de Cristo é um dos últimos momentos de Jesus, com passagens do seu sofrimento até a sua crucificação, a Via-Sacra.

A Semana Santa recorda a última semana de Cristo: inicia-se no Domingo de Ramos, percorre a Sexta-Feira Santa ou da Paixão (momento da crucificação de Jesus Cristo), finalizando no domingo de Páscoa, quando ocorre simbolicamente a ressurreição.

Uma das datas mais significativas para o povo cristão, momento sagrado que permeia a época de muita reza e devoção.

A Via-Sacra é uma reza tradicional (não só desta época), que marca os corações dos fiéis. Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Continue lendo o artigo!

O que é a Via-Sacra?

Já reparou que muitas pessoas, quando têm que percorrer um longo caminho ou um caminho doloroso e com muitas paradas, dizem de forma metafórica “vamos percorrer a Via-Sacra”, “estou fazendo uma Via-Sacra” ou “vai ser uma Via-Sacra”?

Embora este termo esteja sendo usado no dia a dia das pessoas para questões banais, ele diz respeito a um momento de intensa sacralidade.

A Via-Sacra ou Via Crucis (Caminho da Cruz em latim) é um caminho que os fiéis realizam no período da quaresma, em um momento de extrema espiritualidade. Eles percorrem mentalmente o caminho que Jesus percorreu com a cruz nas costas: da condenação (Tribunal de Pilatos) até a ressurreição (monte do Calvário).

Este caminho consta de 14 estações que representam as passagens da Paixão. É um momento de grande significado para os cristãos, porque eles refletem sobre o sofrimento de Cristo.

Quais são as estações da Via Sacra?

Na versão mais tradicional, a Via-Sacra tem 14 estações ou episódios desse caminho que Cristo percorreu até o Monte do Calvário. Você vai conhecer agora quais são. Comece a se familiarizar com os episódios que Jesus viveu levando a cruz sobre os ombros.

Imagem da representação de Jesus carregando a cruz.
wwing de Getty Images Signature/ Canva

1ª Estação: Condenação de Jesus à morte
2ª Estação: Jesus carrega cruz nos ombros
3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez
4ª Estação: Jesus encontra a sua mãe
5ª Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus
6ª Estação: Jesus tem o rosto enxugado por Verônica
7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez
8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez
10ª Estação: Jesus é despojado de suas roupas
11ª Estação: Jesus é crucificado
12ª Estação: Jesus faleceu na cruz
13ª Estação: eles descem Jesus da cruz
14ª Estação: Sepultamento de Jesus

Como fazer a oração da Via-Sacra?

Para fazer a oração da Via-Sacra, basta seguir as estações mentalmente, como se estivesse acompanhando o Senhor Jesus em seu sofrimento. Como já foi dito, este caminho foi percorrido por Ele quando foi condenado até o monte calvário (crucificação).

Percorrer mentalmente a via dolorosa nos faz relembrar o sofrimento de Jesus Cristo, além de ser uma preciosa meditação.

Como é uma prática devocional, a Via-Sacra pode ser rezada de forma livre, segundo o coração de quem reza.

Antes de cada estação, se fala uma jaculatória, ou seja, uma breve oração: “Nós vos adoramos e vos bendizemos, senhor Jesus Cristo, porque pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo”. Após isso, lê-se um texto do Evangelho que retrata a estação. No final de cada estação, também se lê a seguinte oração: “Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição”.

Você também pode gostar

Reze a Via-Sacra com o coração. Seja como for, é importante lembrar que a Via-Sacra pode ser rezada em Jerusalém, na Igreja, ou simplesmente, por meio dos quadros que compõem os episódios que descrevem o caminho que Cristo percorreu, relembrando que Ele morreu por nós.

Quer ler mais textos como este? Acompanhe o Eu Sem Fronteiras!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br