Perceba, estou falando de espiritualidade, não de religiosidade. A espiritualidade liberta, agrega e ativa o amor. A religiosidade imputa medo, culpa e gera separação. E cuidado! A religiosidade não mora somente nos templos de religiões; ela está em todo lugar que carrega uma ideologia que separa pessoas.
Na espiritualidade não existem templos materiais, porque o único templo é você. Seu corpo, sua mente e a forma como o alimenta física, emocional, cognitiva e energeticamente determinarão sua conexão ou desconexão com o divino.
Se você se alimenta com ideologias separatistas, estará sempre no jogo do eu e eles, da culpa e do medo, do certo e do errado, da divisão. E na divisão não existe soma, não existe amor genuíno, não existe respeito às diferenças, não existe união de forças para coibir a violência, a fome, o preconceito ou qualquer outro tipo de dor humana.
Não faça parte do plano de “idiotização” da humanidade que ensina o que chamamos de “sociedade civilizada” a odiar e culpar a si e aos outros. Não faça parte de ideologias político-partidárias involuídas e que utilizam os mesmos discursos polarizados e pseudosociais há anos e transitam no teatro das tesouras, simplesmente se deslumbrando como o poder ao colocarem as mãos nele. Não faça parte desse jogo! Não seja a peça de manobra de perpetuação do poder dessa gente que não se importa de verdade com a sua, a nossa gente. Eles não vão mudar o mundo. Não com as mesmas propostas de divisão, nas quais os ataques aos outros predomina.
A mudança cabe a mim, a você. Seremos nós que mudaremos o mundo! Dia após dia, por meio de ações concretas e contínuas em prol do ser humano que pudermos alcançar.
Você muda o mundo quando:
- Escolhe acolherem em vez de acusar.
- Resolve alimentar uma família que passa dificuldade.
- Adotar um estudante para comprar o seu material escolar todos os anos até ele concluir seus estudos.
- Voluntariar-se em projeto para ensinar algo que desperte a visão e capacite aquelas pessoas para um nível de consciência e competência para sair de onde está e criar uma outra realidade melhor.
- Desistir de se justificar com palavras quando atacado por outro, que, cheio de razão, te chama de favorecido ou sei lá o quê (essas pessoas não conhecem a sua história, suas lutas e superações, por isso não perca tempo com elas). Em vez disso, resolva fortalecer suas ações em prol de quem quer ser ajudado.
- Una-se a entidades sérias, apartidárias, que empreendem ações relevantes para lidar com a fome, a educação e o combate à violência (posso indicar algumas, como Mulheres do Brasil, Rede Mulher Empreendedora, Junior Achievement, Projeto Pescar, Fundação Bill e Melinda Gates, Fundação Lemann, entre tantas outras que você pode indicar nos comentários deste texto).
- Alimenta o amor por meio de gestos, de comunicação positiva, na busca por seu autoconhecimento contínuo e, quando não leva para si as ofensas de gente alienada que está muito mais determinada em julgar e provar que está certa do que fazer algo realmente útil e impactante.
Desejo a você mente lúcida, alma limpa e coração disposto ao amor. Amor de verdade, não amor de afinidade.
Desejo que você saia da armadilha linguística que nos faz acreditar que existe eu e ele, propagando separação ou superioridade de condições ou ideais. Existe NÓS! Existe TODOS. Existe um TODO lá fora, que clama por consciência, amor e atitudes mais inteligentes.
Você também pode gostar
Desejo a você o tipo de espiritualidade que Cristo nos ensinou, não o que alguns repetem distorcidamente por aí com finalidades carnais, pensando em dinheiro, poder e frugalidades.
Não faça parte do plano de idiotização da humanidade.
Existe uma Inteligência Divina dentro de você. Ative-a! Coloque-a em prática. E você verá o impacto positivo que é capaz de causar, na sua vida e na vida das pessoas ao seu redor.
Feliz 2022!