O objetivo da Arteterapia é de desenvolver atividades por meio de meditações e diferentes expressões artísticas e físicas, visando a ativação da transformação dos conflitos psíquicos e o resgate da qualidade de vida de cada pessoa. Com isso, nesta oficina buscamos canalizar as próprias forças, iniciativas para cada um realizar mudanças dentro si, para assim se aproximar futuramente dos seus entes queridos e amigos que possam estar momentaneamente em conflito consigo.
Em princípio, iniciamos o encontro com a realização de uma dança, a “Dança da Vida”, através de movimentos circulares e a conexão com o “Eu interior”.
Durante a dança, simbolizamos alguns movimentos corporais, com as mãos para cima, representando a recepção, acolhimento às energias Divina. Demos dois passos para o lado direito, em busca da vida, dois passos para o centro, em busca de alimentos para o corpo e para a alma. Ainda em círculo, com a mão direita, expressamos o que queremos doar as outras pessoas e finalizamos voltando um passo, refletindo sobre a nossa realidade atual (esses movimentos, coreografia se repetiram algumas vezes).
Terminada a dança, foi disponibilizado a cada participante, um pedaço de argila e explicado para cada um sentir este material em suas mãos, sentindo a sua expessura, sua textura, temperatura e para explorarem quais os sentimentos que isso estava lhe proporcionando.
Após, cada um deixou a sua argila em um formato redondo, circular, buscando nessas modelagens, estímulos para despertar a importância dos movimentos psíquicos e físicos, fortalecendo a melhor aceitação e participação nas mudanças, desafios que surgem na vida de cada um. Feito isso, cada uma tirou o molde da sua mão direita em seu material de argila e iniciaram a construção de uma mandala com sementes.
Nestes instantes, foi disponibilizado diferentes tipos de sementes e explicado para escolherem as suas sementes, nomeando em cada tipo, uma pessoa que ela tanto quer se entender e conviver de forma mais harmoniosa e feliz.
Durante essas confecções, cada participante observou atentamente o seu material de argila e os vários tipos de sementes, construindo minuciosamente o seu trabalho artístico, preenchendo-o com expectativas e energias tão fundamentais ao seu convívio pessoal e coletivo.
Ao se trabalhar com argila, permite-se entrar em contato com os próprios sentimentos, despertando mais atenção a proteção do orgânica e buscando cuidar, tomar posse daquilo que te pertence fisicamente.
Você também pode gostar
Depois que todos terminaram, para finalizar, cada pessoa escolheu uma cor de vela, a fixou e ascendeu junto do seu trabalho, simbolizando como uma corrente de luz divina a si e as outras pessoas, sementes representadas em seu trabalho. Que assim, elas possam ser acolhidas, sensibilizadas à reconciliações e o surgimento de novas experiências, amizades com frutos saudáveis, repletos de equilíbrio, amor e felicidades recíprocas entre ambas as pessoas.
Conheça a Arteterapia e desfrute de experiências repleta de Amor, Paz, Reflexões e Alegrias de novas descobertas!