Entre 25 de abril e 01 de maio, acontece a primeira Virada Zen em 200 lugares espalhados pela cidade de São Paulo. As aulas, as terapias, as palestras e os shows são gratuitos e somam mais de 700 eventos que promovem a paz social, a integração com a cidade e as consciências individual e coletiva, além da questão do bem-estar físico, mental e espiritual.
“Zen” é uma palavra que surgiu na China no século VI e é uma ramificação do budismo. Refere-se à meditação voltada para o conhecimento e a contemplação da realidade. No ocidente, adquiriu um significado que se relaciona a uma vida equilibrada, comunitária, social e com paz interior.
Segundo Mariana Amaral, uma das idealizadoras do evento, a proposta é conectar as pessoas aos espaços com o empenho de espalhar tolerância, autoconhecimento e qualidade de vida.
O evento está recheado de opções para encontrar o equilíbrio, como um satsang com Sri Prem Baba, uma meditação com Monja Coen e uma série de palestras que lidam com o tema “Em Harmonia com a Cidade”.
O Beco do Batman, local conhecido em São Paulo por suas paredes cheias de desenhos, será palco de três atividades.
No domingo, 01 de maio, o dia começará com uma Meditação com Awaken Love, depois, um despertar da mente com Fernando Belatto e, por fim, algumas Danças Circulares com o Ilumina Sampa.
O Parque Ibirapuera receberá, no dia 30 de abril, Monja Coen, com uma reflexão sobre como ter uma vida em Paz na cidade, seguido por uma meditação conduzida. No mesmo dia, o parque recebe Sri Prem Baba para um satsang, um momento de reflexão e meditação.
Outras atividades como essas seguirão acontecendo em diversos pontos, como o Museu da Arte Moderna e a Galeria do Rock. Confira na programação os horários e as datas abaixo.
Esta primeira edição conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), além do MAM — Museu de Arte Moderna, da Virada Sustentável e do Awaken Love.
Além dos eventos na capital paulista, a Virada Zen terá alguns eventos em outras localidades, como Santos, São Sebastião, Jundiaí, São Bernardo do Campo, Bahia, Minas Gerais e Bauru.
Você também pode gostar
Sobre os organizadores
A Virada Zen nasce da parceria entre a publicitária Mariana Amaral, as jornalistas Renata Yahn e Cristiana Dias Baptista, a artista plástica Márcia Aftimus, a agente cultura Raquel Luccat e a produtora Maria Cabral.
- Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.