Autoconhecimento Comportamento

Pedaços

Sala de aula vazia. No canto, há um raio de sol iluminando tudo
BlurryMe / Shutterstock.com

Tudo na sua vida aconteceu como você queria? Pode ser difícil lidar com os fins de ciclo, mas é fundamental pensar sobre como você se sente com cada um deles. Inspire-se a fazer esse exercício reflexivo com o poema “Pedaços”, da colunista Lilian Hypolito Monges.

Cada poema escrito surge de um momento vivido em minha vida. Após cinco anos trabalhando em uma escola pública, devido a um processo de remoção de professores, eu sabia que deixaria de estar ao lado de alguns amigos muito queridos. Essa mudança de local de trabalho é normal na cidade em que vivo; mas, realmente, após cinco anos, senti que estaria perdendo parceiros de grande ganho profissional e também parceiros de uma amizade incrível.

Ao nos aproximarmos do final do ano, sabendo que eles não retornariam para a mesma escola em que eu estava, em uma das reuniões com todos os presentes, resolvi pegar lápis e papel e escrever algo para homenageá-los.

Somos professores, e, cada um em sua linguagem, segue seu modo de trabalho com suas particularidades, porém todos tentamos sempre trabalhar em conjunto para o bem maior que são as nossas crianças.

Materiais de escola em cima da mesa
S_Photo / Shutterstock.com

Ao iniciar o poema, o que me vinha à cabeça seria a separação desses amigos tão queridos, mas, ao continuar escrevendo, percebi que outros chegariam. Os antigos seriam substituídos? Claro que não. Poderiam ser acrescidos em minha vida, em minha rotina. E foi assim que surgiu o poema Pedaços, mostrando que nem sempre a vida nos faz seguir a mesma trajetória com as mesmas pessoas; mas que podemos sim adicioná-las a nossos pedaços, e, com isso, não deixar que nosso coração se parta.

Segue o poema:

Pedaços

Letras
Números
Espaços
Junções
Separações
Sinais
De soma
De multiplicação
De subtração
Letras
Números
Letrando
Numerando
Multiplicando
Subtraindo
Frações
Frações tão importantes em nosso resultado final.
Resultado que nos entristece ou felicita
A cada fração acrescida.
A cada fração subtraída.

Você também pode gostar:

Sobre o autor

Lilian Hypolito Monges

Professora formada em Artes Plásticas pela faculdade de Belas Artes de São Paulo, com pós-graduação em Arte Educação e Especialização em Arte Publicitária e Ilustração pela Escola Panamericana de Arte.

Trabalha com crianças, jovens e adolescentes há mais de 20 anos, estimulando a criatividade baseado nas quatro bases da arte: visual, dança, teatro e musica, procurando envolver e desenvolver o potencial de cada aluno, o que propicia um maior envolvimento do aluno com a matéria.

Possui conhecimentos específicos sobre brinquedos lúdicos, arte terapia, artesanatos (em madeira, texturização, customização, decoupage, etc.).

Professora de ensino fundamental II em rede particular

Tutora em Graduação de Artes Visuais

E-mail: lilianhypolitomonges@gmail.com
Celular/Whatsapp: 11 96436-5608