Saúde Mental

Pensar demais e de forma negativa sobre um único assunto prejudica a sua saúde mental

Vírus do coronavírus com letreiro grande escrito Covid-19.
Martin Sanchez/Unsplash
Escrito por Fabiano de Abreu

Em todo lugar, não há outro assunto senão o coronavírus. A pandemia tomou conta de todos os noticiários e se tornou o foco das atenções devido ao surto que está causando mortes e pavor em todos os países. O clima é de medo e o cenário beira o que vemos em filmes de ficção pós-apocalípticos. Sendo assim, como proceder para manter não apenas a calma, mas a sanidade mental?

Pensar demais nesses assuntos e dar lugar à negatividade efetivamente prejudica a saúde mental das pessoas. Temos que apelar para o poder do equilíbrio. Este é o momento em que temos que exercitar a meditação, que é quando buscamos um pensamento centrado para encontrar soluções. Dar lugar ao medo não é a resposta.

Hiperatividade do pensamento

Nosso cérebro não para de pensar, e isso é algo normal, mas devemos assumir o controle daquilo que podemos controlar. Nossa mente está sempre ativa e nosso cérebro está a todo momento enviando e recebendo impulsos elétricos intermitentes que funcionam até mesmo na hora de dormir, por isso sonhamos. Há coisas que não podemos evitar. Contudo, se depositarmos toda a nossa energia em pensamentos negativos, isso afetará não só os meios para encontrar uma solução, uma saída para o problema, como também causará enfermidades, sejam mentais ou físicas.

Mulher sentada na cama em um quarto escuro, pensativa.
Ben Blennerhassett/Unsplash

“Só sentimos o que pensamos. Se condicionar a mente ao que gostamos, nos sentimos bem”. Essa frase traz à reflexão sobre o momento em que vivemos, e foi elaborada porque estamos sofrendo com a incógnita do novo coronavírus. As notícias que criam um alarde necessário para despertar a nossa atenção e nos precavermos, utilizando do pânico como uma medida rápida para que possamos cooperar para a não proliferação da doença.

Treine sua mente. Podemos e devemos treinar a nossa mente para que maus pensamentos não sejam determinantes no nosso futuro, apenas sejam um sinal de alerta para tomarmos atitudes. Nós sentimos o que pensamos. Se nos concentrarmos em pensamentos negativos, teremos só sentimentos e emoções negativas. Como em um ciclo, como um copo vazio a deixar cair gotas dentro dele, isso transbordará.

Você também pode gostar

As consequências não serão nada boas, podendo acarretar em diversos problemas nas saúdes mental e física. Mude a perspectiva para encontrar soluções. Uma forma de fazer isso é com a mudança de ambiente, para promover um novo olhar sobre situações e questões. Eu sempre aconselho as pessoas a mudarem de ambiente, de companhia e de atmosfera, para encontrar argumentos para outros pensamentos. Agarre-se a bons pensamentos e crie metas que tragam esperança, para que não seja dominado pelos pensamentos negativos.

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.

Pós PhD em Neurociências e biólogo membro das principais sociedades científicas como SFN - Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Sigma XI, sociedade científica onde os membros precisam ser convidados e que conta com mais de 200 prêmios Nobel e a RSB - Royal Society of Biology, maior sociedade de biologia sediada no Reuno Unido.

É membro de 10 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa, Intertel, ISPE, Triple Nine Society, coordenador Intertel Brazil, diretor internacional da IIS Society e presidente da ISI e ePiq society, todas sociedades restritas para pessoas com alto QI comprovados em testes supervisionados. Criou o primeiro relatório genético que estima a pontuação de QI através de teste de DNA e o projeto GIP - Genetic Intelligence Project com estudos genéticos e psicológicos sobre alto QI com voluntários.

Autor de mais de 50 estudos sobre inteligência, foi voluntário em testes de QI supervisionados, testes genéticos de inteligência e estudo de neuroimagem já que atingiu a pontuação máxima em mais de um teste de QI em mais de um país corroborando com os demais resultados genéticos e de neuroimagem.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: deabreu.fabiano@gmail.com
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu