“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
Atos 2:21
Pentecostes é uma data muito importante no calendário cristão, porém vem sendo negligenciada e relegada a um segundo plano nos dias atuais.
A palavra “pentecostes” tem sua origem no grego, e significa “quinquagésimo”, pois foi aos cinquenta dias após a celebração da Páscoa que os discípulos seguidores de Cristo, reunidos em Jerusalém, após sua ascensão aos céus, receberam o Espírito Santo, passando a falar em outras línguas, disseminando a sabedoria divina.
Exatamente na mesma data, os judeus comemoram a entrega da Torá (as Tábuas da Lei e o Pentateuco), que aconteceu no Monte Sinai, a Moisés. Esta celebração chama-se “Shavuot”, traduzida como “semanas”, pois acontece decorridas sete semanas após a celebração de Pessach, a assim chamada Páscoa judaica.
A Bíblia nos conta que os discípulos estavam em oração, juntos com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele, em Jerusalém, quando ouviram um som estrondoso, acompanhado de línguas de fogo. A partir de então, o Espírito Santo encheu-lhes de sabedoria e ímpeto, sendo que todos que estavam ali com eles ficaram atônitos, pois eles começaram a falar em línguas diversas, sendo entendidos por todos, em suas próprias línguas maternas.
Podemos perceber, dessa maneira, que a data se revela como um ponto de inflexão na divulgação da palavra de Deus neste mundo, sendo desde então transmitida aos mais diversos povos ao redor do planeta. A partir do momento da ascensão de Cristo aos céus, dez dias antes de Pentecostes, coube aos seus seguidores o trabalho de passar a mensagem das boas novas adiante. A palavra bíblica, propagada por Jesus, revelou-se como sendo de uma linguagem universal, que ultrapassa todas as fronteiras, não se restringindo apenas a um pequeno grupo e aos seus descendentes. Assim, após a descida do Espírito Santo e passado tanto tempo, cabe a nós, como indivíduos e também coletivamente, aceitarmos e invocarmos o nome do Senhor, para sermos salvos da morte e da escuridão.
Você também pode gostar
A nós foi entregue a palavra, para que possamos viver em vida e em liberdade, em uma vida plena e digna. Perseveremos, pois, na vida em Cristo, com amor no coração.