“Gestadas” de um incômodo que objetos estranhos causam em moluscos, as pérolas negras são uma daquelas maravilhas da natureza que nascem em locais improváveis, ou pouco agradáveis de se pensar sobre, mas que fazem o maior sucesso, por serem simplesmente lindas, brilhantes e, neste caso específico, raras.
Formada a partir de uma verdadeira dança de casualidades, a pérola negra incita diversas lendas a respeito de seu surgimento e, envolta neste misterioso cenário de origem, acabou por se tornar um “prato” apetitoso para inúmeros significados e simbologias que atravessam séculos e gerações de admiradores desta beleza dos oceanos.
Quer conhecer mais sobre essas pedras naturais fascinantes, seus significados e a relação com a espiritualidade? Continue lendo este artigo.
Saiba mais sobre Pérola Negra:
O que é a pedra de pérola negra?
Para a formação de uma pérola negra, não estamos falando de qualquer ostra dando bobeira, muito menos em qualquer lugar do globo. Criada a partir da entrada indevida de sedimentos ou microrganismos na Pinctada margaritifera, ou ostra do lábio preto, espécie encontrada no Taiti, Indonésia, Filipinas e nas Ilhas Cook, esta pérola é tão rara que, de cada 100 pérolas produzidas, apenas uma é negra.
Mas, como a pérola realmente surge? Por conta da “invasão” de seu espaço, o molusco aciona um mecanismo de defesa, que consiste na secreção da chamada madrepérola, ou nácar, uma substância dura que reveste o objeto estranho com uma camada rica em carbonato de cálcio. Este processo dura, em média, 3 anos e, ao final, nasce uma pérola. A coloração depende da forma como os cristais de nácar se uniram.
Pela demanda comercial, o “nascimento” de uma pérola também é feito a partir do cultivo de ostras. Em ambos os casos, natural ou não, a chave da produção é a introdução do corpo estranho, e o período de maturação também dura uns 3 anos. Entretanto, com algumas técnicas, a produção de pérolas oferece alguns avanços.
Quando cultivada em água doce, por exemplo, a ostra tem a capacidade de produzir até 30 unidades. Em água salgada, esse número reduz para 5 pérolas. Quem desponta nessa produção são os japoneses, que são mestres na técnica e produzem pérolas na cor creme, amareladas, esverdeadas ou negras, com pedras que chegam a diâmetros de 2 a 17 mm. Conheça, a seguir, como a pérola negra foi retratada ao longo dos séculos.
Pérola negra na História da Humanidade
Enquanto alguns questionam como algo tão belo como a pérola poderia brotar de um ser como a ostra, há quem tenha encontrado, em mitos e lendas, uma forma fantástica de dar melhor vestimenta à história de pedras tão imponentes. Considerada a pedra preciosa mais antiga, a “rainha das gemas” está presente há mais de 6 mil anos na vida da humanidade. Não é à toa que possui uma infinidade de origens, uma mais interessante do que a outra.
Lendas árabes, por exemplo, apontam essa origem ao firmamento, destacando que as primeiras pérolas nada mais eram do que gotas de orvalho que caíram do céu e mergulharam nas profundezas do oceano em uma noite de lua cheia, levando, para a eterna Atlântida, as luzes das estrelas.
Segundo os chineses, as pérolas eram produtos do luar, o único com o poder de fazê-las crescerem. Já os gregos acreditavam que elas derivavam do nascimento de Afrodite, deusa do amor e da beleza. Algo tão belo só poderia vir da deusa que representava a própria beleza. Para os persas, as pérolas se tratavam das lágrimas dos deuses.
Em uma tradição polinésia, Lono, deus da agricultura, apaixonado por uma princesa, desceu de um arco-íris para presenteá-la com pérolas negras, que continham todas as cores do arco-íris. A pérola aparece até na Bíblia, Mateus 7:6, por meio da expressão “pérolas aos porcos”. Uma lenda criada na ilha do Ceilão atribuiu a origem das pérolas às lágrimas de Adão e Eva, sendo Adão responsável pelo surgimento das pedras cinzentas e pretas, enquanto Eva foi quem deu vida às pérolas brancas ou rosas.
Significado da pérola negra
Uma pérola apresenta inúmeros significados, emanando diferentes energias de acordo com sua origem. Como todas as pedras pretas, a pérola negra representa a proteção. Neste caso, de um organismo diante de interferências externas. Mais do que isso, ela tem o poder de ressignificar a ameaça. Sua energia funciona com um escudo extracorpóreo, transmutando ameaças, acalmando a mente e instaurando a paz interior.
A relação da pérola negra com as águas e com a Lua também agrega maiores significados, associando-a à feminilidade, ao mistério, às emoções e ao inconsciente, representando uma ponte com emoções mais densas e desafiadoras. Naturalmente, são associadas ao princípio yin e ao órgão genital feminino. Em outros capítulos de sua história, também foi associada ao amor do deus polinésio, tornando-se, portanto, uma representação do amor eterno.
Não podemos deixar de lado, é claro, a sua relação com a riqueza, com a beleza e o bem viver. Enquanto sua ligação com o homem evoluiu para torná-la uma ponte para processos curativos ou de proteção, ela também foi largamente envolvida em meio à energia material, com sua utilização diretamente associada ao status ou à busca por riqueza. Por isso, as pérolas negras representam prosperidade.
Benefícios do uso da pérola negra
- Boa sorte: por conta da energia da riqueza, as pérolas negras trazem abundância, fortuna, além de protegerem contra acidentes ou mesmo contra crises financeiras.
- Acalma a mente: esta pérola tem um grande poder sobre a mente humana, ajudando a reequilibrar os pensamentos, auxiliando em processos de temperamento ou raiva, contra melancolia e outras doenças da mente. Por meio de sua energia, as pérolas negras ajudam a remover negatividade, instaurando pensamentos positivos.
- Boa saúde: são ótimos amuletos para a saúde física do indivíduo, promovendo processos curativos contra distúrbios digestivos, hormonais (equilibrando, por exemplo, o ciclo menstrual), dores de cabeça e até mesmo acalma, atuando contra a exaustão.
- Outras propriedades: na Índia, uma terapia moderna usa pó de pérola para produzir efeitos revitalizantes e afrodisíacos. Pedras maceradas também eram utilizadas como elixir para estender a vida.
- Gravidez: são ótimos protetores para mulheres grávidas, proporcionando equilíbrio mental e físico, tão necessário nesse período, sem falar que proporcionam boas noites de sono. Além disso, ajudam a fazer fluir a energia feminina.
- Pele: em alguns casos, pérolas negras são utilizadas em produtos para a pele, proporcionando renovação celular, melhorando a elasticidade e protegendo o órgão contra radicais livres. Facilmente absorvidas pela pele e corpo, as pérolas ajudam a combater inflamações e são hidratantes naturais.
Como usar?
A forma mais usual de utilizar uma pérola negra é por meio de uma joia, com a pedra formando um colar, um anel, um par de brincos ou uma pulseira. Naturalmente, não é uma aquisição barata e é preciso se ter muita atenção para identificar se ela é verdadeira ou não. Uma dica sobre isso: coloque as pérolas sobre um fundo branco, assim ela apresentará sua cor verdadeira. Na hora de guardar, guarde-a em locais mais arejados para evitar fungos.
Além de ser utilizada em joias, as pérolas também podem ser apresentadas em formato de pó, algo que é muito utilizado pela indústria cosmética para o tratamento de pele e outros benefícios. Muito usado na medicina ayurvédica, o pó de pérola é indicado para ser passado no rosto e também para ser consumido em sucos e chás como desintoxicante.
Onde encontrar pérola negra
Há alguns anos, pérolas negras foram encontradas em uma espécie de mexilhão cultivado no interior do estado de Santa Catarina, na região Sul do Brasil. Contudo, não é para se animar, pois pérolas negras são, como já dissemos, normalmente, encontradas no Taiti e nas Ilhas Cook.
Você também pode gostar:
Para adquirir joias com pérolas negras, existem diversas marcas como a Glamira, Vivara e Jade Stone, podendo comprá-las também em lojas físicas e virtuais. A empresa Emporium da Pele – Produtos de Estética oferece um Kit de Peeling Pérola Negra e outros produtos.
Misteriosas e raras, as pérolas negras são algumas das grandes belezas produzidas pela natureza. Ao longo dos séculos, ela agregou, ao seu escopo simbólico, uma série de versões e significados, sendo admirada no mundo todo.
Além de sua notoriedade estética, ela também se tornou uma grande fonte de benefícios à humanidade, auxiliando em questões ligadas à saúde física e espiritual. Apesar de ser mais cara para adquirir, quem a possui pode se favorecer de suas inúmeras propriedades.